Continua a luta popular no Peru

A Con­fe­de­ração Geral dos Tra­ba­lha­dores do Peru (CGTP) pre­para novas ac­ções de luta que in­cluem greves em di­fe­rentes re­giões do país.

O se­cre­tário de or­ga­ni­zação da cen­tral sin­dical, Ma­nuel Co­ro­nado, de­clarou que as or­ga­ni­za­ções sin­di­cais se pre­param para lançar, hoje, quinta-feira, 9, uma pa­ra­li­sação por tempo in­de­fi­nido. «Frente aos in­te­resses que pro­curam manter no poder Dina Bo­lu­arte e o ac­tual Con­gresso da Re­pú­blica, a classe tra­ba­lha­dora apro­funda as suas formas de luta pela re­cu­pe­ração da de­mo­cracia e da paz», disse. Acres­centou que a con­ti­nu­ação da luta visa con­se­guir uma saída da crise po­lí­tica e so­cial, com o afas­ta­mento da pre­si­dente em fun­ções, exi­gido pelos pro­testos ini­ci­ados no dia 7 de De­zembro face à des­ti­tuição do pre­si­dente Pedro Cas­tillo.

O di­ri­gente sin­dical pre­cisou que a cen­tral sin­dical é in­te­grada por 15 fe­de­ra­ções, reu­nindo 120 sin­di­catos em Lima e fe­de­ra­ções de or­ga­ni­za­ções afi­li­adas em 24 das 25 re­giões pe­ru­anas. Além disso, jun­taram-se à greve a Con­fe­de­ração In­ter­sec­to­rial de Tra­ba­lha­dores Es­ta­tais e a União Na­ci­onal dos Sin­di­catos de Tra­ba­lha­dores Es­ta­tais, que, juntas, agrupam 90 por cento da ad­mi­nis­tração pú­blica.

Por outro lado, as or­ga­ni­za­ções so­ciais do norte do país, onde até agora houve menor par­ti­ci­pação nas ma­ni­fes­ta­ções po­pu­lares, pre­param uma pa­ra­li­sação de quatro dias, a partir de 17 deste mês, para acom­pa­nharem as re­giões do sul, que se cons­ti­tuíram como bas­tiões dos pro­testos.

PCP so­li­da­ri­a­mente no Peru

Sandra Pe­reira, de­pu­tada do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu (PE), in­tegra a missão do Grupo Con­fe­deral da Es­querda Uni­tária Eu­ro­peia / Es­querda Verde Nór­dica – A Es­querda no PE que se en­contra no Peru desde o dia 6 até hoje, quinta-feira, 9.

A vi­sita in­clui uma in­tensa agenda, que in­tegra reu­niões com a As­sem­bleia Na­ci­onal dos Povos, a Con­fe­de­ração Geral de Tra­ba­lha­dores do Peru ou o Par­tido Co­mu­nista Pe­ruano, entre ou­tros con­tactos com or­ga­ni­za­ções de es­querda e pro­gres­sistas pe­ru­anas.

A des­lo­cação de Sandra Pe­reira a esse país an­dino «cons­titui um gesto de so­li­da­ri­e­dade para com os tra­ba­lha­dores e povo pe­ruano, os co­mu­nistas e ou­tras forças pro­gres­sistas e de­mo­crá­ticas que lutam pelo res­peito da von­tade po­pular, pela re­po­sição in­te­gral dos di­reitos e da le­ga­li­dade de­mo­crá­tica, pela re­a­li­zação de elei­ções e o início de um pro­cesso cons­ti­tuinte no Peru».

Uma nota dos de­pu­tados do PCP no PE lembra que, desde a des­ti­tuição do pre­si­dente eleito, Pedro Cas­tillo, a 7 de De­zembro, «os pe­ru­anos têm-se ma­ni­fes­tado nas ruas do país re­jei­tando esta ope­ração gol­pista, sendo ví­timas de uma brutal re­pressão por parte do go­verno, que já pro­vocou de­zenas de mortos e cen­tenas de fe­ridos».




Mais artigos de: Internacional

Terramoto na Turquia e Síria provocou milhares de vítimas

Há mi­lhares de ví­timas, entre mortos, fe­ridos e de­sa­lo­jados, em re­sul­tado do de­vas­tador tremor de terra que atingiu re­giões do sul da Tur­quia e do norte da Síria. O PCP en­viou men­sa­gens a par­tidos com quem mantém re­la­ções e con­tactos nesses países, so­li­da­ri­zando-se com os res­pec­tivos povos.

China acusa EUA de aumentar tensões

A China res­pon­sa­bi­lizou os Es­tados Unidos da Amé­rica por da­ni­ficar se­ri­a­mente os laços bi­la­te­rais com o der­rube de um balão de pes­quisas ci­en­tí­ficas que en­trou por aci­dente no seu es­paço aéreo.

No céu cinzento, sob o astro mudo

Discute o parlamento de Massachusetts, nos EUA, o projecto de lei HD.3822. Se aprovado, estabelecerá o «Programa para a Doação de Medula óssea e Órgãos por Indivíduos Encarerados», que, no idioma dos vampiros, significa trocar os órgãos vitais por liberdade. Segundo os legisladores do Partido...