Vitórias na Caetano Auto, Preh e Scotturb
Os salários dos trabalhadores da Caetano Auto, nas instalações de Setúbal, Barreiro e Montijo, foram actualizados este mês em valores que são dos 30 aos 120 euros. Para o SITE Sul, a administração foi forçada pela luta a aumentar os salários, depois de garantir que não o faria. O sindicato realça as greves e plenários realizados à porta dos respectivos estabelecimentos e informa que promoverá novos plenários para discutir e decidir formas de luta contra a discriminação salarial que continua a ser praticada na empresa.
A Caetano Auto pertence ao grupo Toyota Caetano Portugal, que actualmente preside à associação patronal do sector automóvel, a ACAP.
A Preh foi obrigada pelo tribunal a reintegrar uma trabalhadora despedida, que fora contratada através de empresas de trabalho temporário, com sucessivos contratos semanais ou mensais sem vínculo expresso com a empresa. O despedimento foi contestado judicialmente, com o apoio do Site-Norte, e o tribunal reconheceu os direitos da trabalhadora, determinando a sua reintegração.
Já na Scotturb, empresa do sector rodoviário, foi assinado um acordo com a Fectrans, com efeitos desde 1 de Julho, que valoriza os salários e defende os direitos, sendo considerado pela federação sindical como um «estímulo para a continuação da luta». Com este novo acordo, o motorista de nível 0 passa a auferir 785 euros mais 20 por cento de subsídio de «agente único», que passa agora a integrar na totalidade a retribuição base, «com reflexos na valorização de todas as rubricas indexadas ao valor hora».
Durante os cinco anos de vigência do acordo, os trabalhadores terão garantido, no mínimo, um aumento anual do salário base «de acordo com o crescimento do SMN – Salário Mínimo Nacional ou do valor da inflação verificada», conforme o que lhes seja mais favorável. A partir do próximo mês de Janeiro, os trabalhadores com 23 anos ou mais de antiguidade terão direito a mais uma diuturnidade.