Na Autoeuropa exige-se salários, não prémios
Num comunicado de dia 28, a Comissão Sindical do SITE-Sul na Autoeuropa exige aumentos de salário, garantindo que «os prémios não são a resposta ao aumento do custo de vida». Para o sindicato, é evidente que a VW Autoeuropa «pode e deve aumentar os salários dos trabalhadores», garantindo haver recursos para «responder às reivindicações dos trabalhadores, recursos fruto do nosso trabalho e empenho».
Em 2021, recorda, «não houve qualquer actualização dos salários e verificou-se uma taxa de inflação de 2,8%» e já este ano o acordo alcançado de dois por cento, com mínimo de 30 euros, é «insuficiente e muito abaixo da taxa de inflação, que já atingiu os 10,2 por cento. Além disso, acrescenta o SITE-Sul, o Grupo VW anunciou recentemente um resultado líquido de 12.253 milhões de euros de lucros, para o qual a fábrica de Palmela «deu um forte contributo».
O sindicato revela que «vai ouvir e discutir com os trabalhadores as suas reivindicações e medidas a tomar caso a administração mantenha a sua postura de fuga à resposta aos problemas com que os trabalhadores se confrontam e às suas aspirações». E apela aos trabalhadores a que se mantenham «firmes e determinados na luta pelo justo e necessário aumento dos salários, pela melhoria das condições de vida e de trabalho».