PCP teme «confusão» e agravamento no SNS

O PCP prevê que «com a cri­ação da Di­recção Exe­cu­tiva do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde se ins­tale a con­fusão de com­pe­tên­cias atri­buídas a ou­tras es­tru­turas, como é o caso da ACSS», e tem «fun­dadas ra­zões» para temer que a cri­ação da nova es­tru­tura sig­ni­fique «mais um ins­tru­mento de agra­va­mento do já di­fícil acesso da po­pu­lação aos cui­dados de saúde».

A po­sição do Par­tido acerca da de­sig­nação do mé­dico Fer­nando Araújo, pre­si­dente do Centro Hos­pi­talar Uni­ver­si­tário de São João desde Abril de 2019, para o novo cargo de director-exe­cu­tivo do SNS, foi ex­pressa por João Dias. O de­pu­tado co­mu­nista na As­sem­bleia da Re­pú­blica ma­ni­festou ainda ou­tras «re­servas» re­la­ti­va­mente à cri­ação da Di­recção Exe­cu­tiva do SNS, de­sig­na­da­mente quanto à falta de von­tade po­lí­tica em re­solver muitos dos pro­blemas que o sis­tema pú­blico en­frenta, desde logo «a ne­ces­si­dade de va­lo­rizar os seus pro­fis­si­o­nais com car­reiras e sa­lá­rios justos, com me­lhores con­di­ções de tra­balho».

Outro dos as­pectos que pre­o­cupam o PCP prende-se com o facto de que, «en­quanto as uni­dades de saúde e os nossos hos­pi­tais con­ti­nuam a ser es­tran­gu­lados pelo Mi­nis­tério das Fi­nanças, que não lhes dá a au­to­nomia ne­ces­sária para con­tratar pro­fis­si­o­nais e fazer os in­ves­ti­mentos ne­ces­sá­rios, esta Di­recção Exe­cu­tiva tem toda a au­to­nomia para con­tratar com os pri­vados os cui­dados que de­ve­riam ser pres­tados dentro do SNS», disse também João Dias.



Mais artigos de: PCP

Roteiro para aumentar e defender a produção agrícola nacional

No domingo, o PCP lançou um ro­teiro sobre «So­be­rania Ali­mentar» para au­mentar a ca­pa­ci­dade pro­du­tiva, re­duzir a de­pen­dência ex­terna, evitar a es­cassez de ali­mentos e travar o au­mento es­pe­cu­la­tivo dos preços.

PS e PSD juntos para servir Vinci

O PCP chama a atenção para o sig­ni­fi­cado po­lí­tico da con­ver­gência entre PS e PSD no adi­a­mento da cons­trução do Novo Ae­ro­porto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Al­co­chete e acusa-os de se sub­me­terem aos in­te­resses da mul­ti­na­ci­onal Vinci.

Partido continua a celebrar José Saramago

Com três ini­ci­a­tivas no sá­bado, 24, as or­ga­ni­za­ções do PCP pros­se­guem as co­me­mo­ra­ções do cen­te­nário do nas­ci­mento de José Sa­ra­mago.

Combate urgente às desigualdades na Madeira

O PCP promoveu, dia 20, no Funchal, uma acção de esclarecimento sobre o agravamento das desigualdades e de exigência da tomada de medidas urgentes, ao nível nacional e regional, para travar o aumento do custo da generalidade dos bens e serviços. Na iniciativa, o deputado comunista na Assembleia Legislativa da Região...

Encontrar o Partido que sempre foi nosso

Há militantes que chegam ao Partido com um lastro familiar de ligação à luta revolucionária, incluindo com membros da família já pertencentes ao grande colectivo que é o PCP, e, nesse caso, assumindo que tal teve, em maior ou menor grau, influência na sua adesão. Há os que chegam...

Memória, sensacionalismo e interesses

A edição do Público da passada segunda-feira presenteou-nos com mais um exemplo de ausência de memória histórica e rigor, desta vez a propósito das eleições em Itália. «Extrema-direita na Itália prepara-se para liderar Governo pela primeira vez», lia-se na manchete do jornal. «Meloni vai liderar o governo mais à direita...