Propaganda e «passa-culpas» não apagam fogos
«O Governo anuncia e a floresta arde.» Esta continua a ser a realidade do País no que à prevenção e combate aos incêndios diz respeito, afirmou no dia 21 a deputada comunista Alma Rivera. Porém, para lá da propaganda governamental, há propostas para garantir uma resposta mais eficaz aos fogos florestais, há muito apresentadas pelo PCP e que, lembrou, «têm tido um elemento comum, o voto contra de muitos dos partidos que hoje gritam por medidas».
No que se refere aos bombeiros, a deputada comunista propôs a constituição de um comando nacional próprio, o reforço «verdadeiro e significativo» do financiamento das associações, o acesso ao «gasóleo verde» e a revisão dos protocolos com o INEM em moldes mais justos para aqueles. Defendeu ainda o apoio a obras nos quartéis e à manutenção de equipamentos «que são utilizados em missões todos os dias para nos proteger».
Em destaque esteve ainda a questão do SIRESP, que o Governo «passa a vida a garantir que funciona» e a realidade teima em desmenti-lo. Repudiando o tradicional «passa culpas», o PCP quer saber que medidas tem o Governo para resolver os problemas que persistem no sistema de comunicações, com graves consequências para o combate aos incêndios florestais.