Nos Açores, verão e sol não são para todos
Num comunicado recente, a Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP denuncia o agravamento da situação social no arquipélago, ao mesmo tempo que crescem os lucros dos maiores grupos económicos.
Em causa estão, desde logo no sector do turismo, «desregulação dos horários, desrespeito pelos dias de folga, horários alargados, polivalência de funções para que um só trabalhador faça o que devia ser feito por mais do que um, sem por isso receber uma compensação maior, péssimas condições de trabalho e o aumento da exploração dos trabalhadores». Tudo parece permitido e, «em várias situações, até apoiado pelo Governo Regional», do PSD, CDS e PPM com o apoio do Chega e da Iniciativa Liberal. «Verão e sol, infelizmente, não são para todos», sublinha o PCP.
Na região, os comunistas somam às reivindicações gerais do Partido o aumento do acréscimo regional ao Salário Mínimo Nacional de 5 para 7,5 por cento e da remuneração complementar em 15 por cento.