Luta no hotelaria do Centro
Para dar força às exigências de aumentos salariais, negociação da contratação colectiva e melhores condições de vida e de trabalho, o Sindicato da Hotelaria do Centro decidiu realizar uma série de «acções de luta», durante o mês de Agosto.
O sindicato da Fesaht/CGTP-IN explicou, numa nota à comunicação social, que pretende promover «contactos com os trabalhadores dos hotéis, restaurantes e similares, denunciando o bloqueio da contratação colectiva por parte das associações patronais e sensibilizando e incentivando os trabalhadores para a apresentação de cadernos reivindicativos» em cada empresa.
Com a distribuição aos clientes de comunicados em português e em inglês, tenciona «denunciar junto dos clientes a situação social grave que os trabalhadores do sector atravessam, numa altura em que os hotéis estão com lotação esgotada e os restaurantes cheios de clientes», mas os patrões «recusam salários justos e condições de trabalho dignas».
No dia 16, dirigente e activistas sindicais estiveram em Peniche e na Nazaré. Para ontem, foram anunciadas acções nas termas de São Pedro do Sul e na cidade de Viseu (Palácio do Gelo).