Esgoto a céu aberto em Marvila
Os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Marvila enviaram uma participação ao delegado de saúde da zona a dar conta de um esgoto a céu aberto, no lote 15 da rua Aquilino Ribeiro. No documento lembra-se que o esgoto «corre há mais de dois anos para a via pública, o que gera um autêntico atentado ao meio ambiente e à saúde pública dos moradores deste lote e de todos aqueles que vivem e moram nos prédios e espaços envolventes».
«Este permanente atentado à saúde pública sofreu recentemente uma sensível degradação, em resultado de terem sido aparadas as ervas (geradas pelo mesmo esgoto) que cobriam as lamas e águas lixiviantes que correm para o exterior do edifício há largo tempo, tendo sido estas expostas, agora de forma mais agressiva e visível, para engodo de todo o tipo de insectos e aumento de maus cheiros», advertem os eleitos da CDU, lamentando a «ausência de resposta por parte dos organismos com responsabilidades e competências para intervir e resolver esta deteriorada situação sanitária».
Regime TVDE
Entretanto, na reunião de 13 de Julho do município foi aprovada uma moção dos vereadores do PCP, que defende que a Câmara de Lisboa deve ser incluída na lista de entidades envolvidas no acesso de discussão do Relatório Final de Avaliação sobre o Regime TVDE e que o Governo tome as medidas necessárias para que seja acelerada e concluída a elaboração deste Relatório da responsabilidade do IMT.
Esta moção previa ainda, na parte deliberativa, que fosse recomendado ao Governo a suspensão da emissão de todo o tipo de novas licenças ao abrigo do regime TVDE. Infelizmente este ponto foi chumbado, com o voto contra do PSD, CDS e PS.