Acampamento pela Paz de 29 a 31 de Julho em Évora
As piscinas municipais de Évora acolhem uma vez mais o Acampamento pela Paz, que este ano realiza a sua 10.ª edição entre 29 e 31 de Julho. Promovida pela Plataforma pela Paz e o Desarmamento, ao Acampamento pela Paz associaram-se já mais de 30 entidades, dos mais variados âmbitos de intervenção.
Numa nota de imprensa emitida na semana passada, os promotores da iniciativa garantem que, durante os três dias, «centenas de jovens de todo o País poderão participar em diversas actividades organizadas pelas suas associações. Debates temáticos, concertos, workshops, spoken word sessions, desportos», são algumas delas. Às quais se acrescentam actividades de solidariedade com os povos em guerra «e ainda a possibilidade de participarem no roteiro literário do Levantado do Chão, no ano em que se comemora o centenário de José Saramago».
O Acampamento pela Paz, assume a organização, «visa juntar vários jovens a nível nacional com o mesmo objetivo – a promoção da Paz no país e no mundo». Mas é também um momento ímpar de demonstração da luta dos jovens portugueses contra
a guerra e pelos seus direitos, «para que todos os jovens do mundo possam viver nos seus países em paz, com acesso à cultura, ao desporto e ao seu desenvolvimento pessoal e colectivo».
A Plataforma para a Paz e o Desarmamento, que promove o Acampamento, nasceu em Fevereiro de 2018 pela necessidade sentida por um conjunto de organizações e associações juvenis, estudantis, de movimentos pela paz e contra a guerra, de afirmarem os direitos da liberdade, da cooperação entre os povos, da autodeterminação», o fim das armas nucleares e de destruição massiva, o desarmamento geral, simultâneo e controlado, a resolução pacífica de conflitos, o respeito pela soberania dos povos.
Inscrições e mais informações em @plataforma.paz.desarmamento.