Governo transfere competências sem garantir os meios

A mi­nistra da Co­esão Ter­ri­to­rial vai ser ser ou­vida no Par­la­mento, a pe­dido do PCP, para prestar es­cla­re­ci­mentos sobre o pro­cesso de trans­fe­rência de com­pe­tên­cias para as au­tar­quias. A de­cisão foi to­mada no dia 7 na co­missão par­la­mentar de Ad­mi­nis­tração Pú­blica, Or­de­na­mento do Ter­ri­tório e Poder Local.

Na base da ini­ci­a­tiva do PCP está a cres­cente con­tes­tação dos mu­ni­cí­pios ao pro­cesso de trans­fe­rência de com­pe­tên­cias para as au­tar­quias, em áreas tão re­le­vantes como a edu­cação, saúde, e acção so­cial, «sem es­tarem ga­ran­tidas as con­di­ções para o seu exer­cício».

Isso mesmo pode ler-se no re­que­ri­mento onde as de­pu­tadas Paula Santos e Diana Fer­reira so­li­citam a au­dição e onde re­ferem que num pro­cesso de trans­fe­rência de com­pe­tên­cias como é este, exige-se a «ga­rantia das con­di­ções e dos meios para o exer­cício dessas com­pe­tên­cias», vi­sando a me­lhoria do ser­viço pú­blico, o que «não está a acon­tecer».

Re­ferem, a este pro­pó­sito, exem­pli­fi­cando com as com­pe­tên­cias trans­fe­ridas para as au­tar­quias a 1 de Abril de 2022 na área da Edu­cação, que os pro­blemas por re­solver não param de avo­lumar-se, «desde logo porque não foram de­vi­da­mente con­si­de­rados os mon­tantes para a ma­nu­tenção e re­qua­li­fi­cação das es­colas». Mas também, acres­centam as par­la­men­tares do PCP, porque «não foram as­se­gu­radas as verbas ne­ces­sá­rias ao cum­pri­mento dos rá­cios de tra­ba­lha­dores não do­centes», nem quanto aos «mon­tantes re­la­tivos às des­pesas com a se­gu­rança e saúde no tra­balho». «Os mon­tantes ne­ces­sá­rios ao trans­porte de cri­anças com ne­ces­si­dades es­pe­ciais e com as re­fei­ções não têm cor­res­pon­dência com a re­a­li­dade», re­alça-se no texto, onde se con­cluiu, em sín­tese, que o «go­verno trans­fere as res­pon­sa­bi­li­dades para as au­tar­quias, mas não trans­fere os meios ade­quados ao pleno e cabal exer­cício dessas com­pe­tên­cias, nem tão-pouco pro­move a me­lhoria das con­di­ções do pro­cesso en­sino-apren­di­zagem».

 

 



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