Gustavo Petro apela ao voto pela mudança na Colômbia
O candidato do Pacto Histórico, Gustavo Petro, venceu a primeira ronda da eleição presidencial na Colômbia, alcançando 40 por cento dos votos. Terá agora de disputar a segunda volta, prevista para o dia 19, contra Rodolfo Hernández, que obteve 28,15%.
Candidato do Pacto Histórico obteve 40 por cento dos votos nas presidenciais e passa à segunda volta
Na primeira volta das eleições presidenciais, na Colômbia, no domingo, 29, o candidato do Pacto Histórico, Gustavo Petro, conquistou o primeiro lugar, com 40 por cento do total dos votos válidos. Vai agora disputar a segunda ronda, a 19 de Junho. Petro obteve oito milhões, 526 mil, 352 votos, que representam 40,32% do total dos votos válidos.
Em segundo lugar posicionou-se Rodolfo Hernández, com cinco milhões, 952 mil, 748 votos (28,15%), que ultrapassou Federico Gutiérrez, candidato das forças uribistas, que ficou pelos 24%.
A abstenção na primeira volta foi de 45,08%, tendo participado na votação 54,92% dos quase 40 milhões de eleitores inscritos.
Logo na noite eleitoral, Petro agradeceu aos mais de oito milhões e meio de colombianos que votaram no Pacto Histórico e apelou à vitória na segunda volta, pela mudança na Colômbia. «O que se disputa hoje é a mudança», sublinhou, ao mesmo tempo que assegurou que o projecto de Iván Duque, o presidente de extrema-direita cessante, foi derrotado, pelo que acabou uma era no país.
O candidato do Pacto Histórico convidou a sociedade colombiana a transformar o país a favor do povo. Na sua intervenção, ressaltou o papel da mulher na sociedade, a importância do desenvolvimento da agricultura para produzir alimentos, e defendeu que os idosos tenham uma pensão, que a sociedade tenha saúde e que os jovens possam aceder à educação.
A mudança é pela vida e o Pacto Histórico está à beira de ganhar na segunda volta e de transformar a Colômbia, garantiu.