Cuba fortalece-se como Estado socialista de direito

Re­al­çando a apro­vação de oito novas leis na As­sem­bleia Na­ci­onal do Poder Po­pular – par­la­mento cu­bano –, o pre­si­dente da Re­pú­blica de Cuba des­tacou o for­ta­le­ci­mento do país como Es­tado so­ci­a­lista de di­reito.

De­pois da Cons­ti­tuição, em breve será o Có­digo das Fa­mí­lias a ser sub­me­tido a re­fe­rendo po­pular

Mi­guel Diaz-Canel as­si­nalou que as oito novas normas são fruto de um amplo pro­cesso de con­sulta, ou­torgam le­gi­ti­mi­dade ao sis­tema po­lí­tico e for­ta­lecem os tri­bu­nais para ga­rantir di­reitos fun­da­men­tais de cri­anças, mu­lheres e pes­soas in­ca­pa­ci­tadas, entre ou­tros sec­tores.

Ao in­tervir nas con­clu­sões da quinta sessão ex­tra­or­di­nária da nona le­gis­la­tura do órgão le­gis­la­tivo, su­bli­nhou que o Có­digo Penal in­troduz mo­di­fi­ca­ções im­por­tantes ori­en­tadas para uma maior pre­venção, in­cor­pora tra­tados in­ter­na­ci­o­nais e dis­po­si­ções mais ac­tuais.

Esta é uma fer­ra­menta que há-de em­pregar-se com ra­ci­o­na­li­dade e um ins­tru­mento para pro­teger a so­ci­e­dade, as pes­soas e a ordem po­lí­tica con­sa­grada na Cons­ti­tuição, con­si­derou.

Diaz-Canel re­feriu-se a ou­tras leis re­fe­ren­dadas re­cen­te­mente, as quais re­forçam di­reitos aco­lhidos na Cons­ti­tuição de 2019 e re­alça o com­pro­misso do Es­tado com a pro­tecção do meio am­bi­ente, os di­reitos de autor, o pa­tri­mónio cul­tural e a iden­ti­dade na­ci­onal.

O também pri­meiro se­cre­tário do Par­tido Co­mu­nista de Cuba disse que a apro­vação de uma lei de so­be­rania e se­gu­rança ali­mentar foi ela­bo­rada num con­texto in­ter­na­ci­onal de in­cer­teza sobre este tema e instou os en­vol­vidos nesta ta­refa a as­sumi-la com res­pon­sa­bi­li­dade e cri­a­ti­vi­dade.

O pre­si­dente des­tacou a ce­le­bração de con­sultas po­pu­lares e re­fe­rendos, pri­meiro com a Cons­ti­tuição de 2019 e pro­xi­ma­mente com o Có­digo das Fa­mí­lias, o que de­nota que, em Cuba, o exer­cício le­gis­la­tivo é um pro­cesso par­ti­ci­pa­tivo que busca ampla le­gi­ti­mi­dade e con­senso.

A úl­tima jor­nada desta sessão par­la­mentar teve lugar, na se­mana pas­sada, em Ha­vana, com a par­ti­ci­pação do líder da Re­vo­lução, Raul Castro, e en­cerrou outro ciclo de avanço no cum­pri­mento do cro­no­grama le­gis­la­tivo que ar­rancou com a en­trada em vigor da Cons­ti­tuição de 2019, pre­vi­a­mente apro­vada por um re­fe­rendo na­ci­onal.

Es­teban Lazo, pre­si­dente do par­la­mento, adi­antou que, na pró­xima sessão do órgão le­gis­la­tivo, em Julho, os de­pu­tados ana­li­sarão o Có­digo das Fa­mí­lias com as su­ges­tões dos ci­da­dãos e, fi­nal­mente, será sub­me­tido a re­fe­rendo po­pular em data a de­finir.

Cuba re­a­firma
po­lí­tica de paz

O pre­si­dente de Cuba re­a­firmou que o país de­fende uma po­lí­tica in­ter­na­ci­onal ba­seada no res­peito pela so­be­rania, a paz e o di­reito dos povos em de­sen­vol­vi­mento.

Fa­lando pe­rante a As­sem­bleia Na­ci­onal do Poder Po­pular, Mi­guel Diaz-Canel alertou para os pe­rigos que pairam sobre a hu­ma­ni­dade ao tentar-se impor a he­ge­monia pela força.

As­si­nalou que os Es­tados Unidos da Amé­rica pre­tendem di­vidir o mundo entre os que se sub­metem à sua von­tade e os que estão de­ci­didos a de­fender a sua so­be­rania e di­reitos, mas ad­vertiu que o ce­nário mun­dial não é o mesmo que o da dé­cada de 90 do sé­culo XX e seria muito pe­ri­goso querer impô-lo.

As con­sequên­cias dessa po­lí­tica são evi­dentes ac­tu­al­mente na Eu­ropa, com a la­men­tável perda de vidas hu­manas e os pre­juízos na eco­nomia de todos os países, re­feriu.

Cuba está com­pro­me­tida com a paz e a so­be­rania, in­sistiu, acres­cen­tando que essa é a ori­en­tação das re­la­ções in­ter­na­ci­o­nais do país. A po­lí­tica ex­terna cu­bana con­ti­nuará a pri­o­rizar a luta contra o blo­queio eco­nó­mico, co­mer­cial e fi­nan­ceiro pelos EUA, assim como a sua per­ma­nente de­núncia em todos os palcos.




Mais artigos de: Internacional

BRICS fortalecem solidariedade e cooperação

O chefe do Es­tado da China instou o grupo de eco­no­mias emer­gentes BRICS a ga­rantir a con­fi­ança entre os seus par­ceiros, apro­fundar a co­o­pe­ração e em­pre­ender ac­ções con­cretas para pro­mover a paz, o de­sen­vol­vi­mento e a equi­dade.

Eleições presidenciais na Colômbia no domingo

O futuro da Colômbia começou a definir-se no início desta semana quando os cidadãos residentes no estrangeiro iniciaram a votação para as eleições presidenciais, que podem abrir caminho a transformações históricas no país sul-americano. Um total de 972.764 de colombianos estão inscritos para...

FPLP reelege Ahmed Saadat, preso em Israel desde 2002

A Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) confirmou como seu secretário-geral Ahmed Saadat, preso nos cárceres israelitas desde há duas décadas. Segundo um comunicado divulgado no dia 21, em Ramala, a FPLP realizou o seu oitavo congresso, que também ratificou Jamil Mezher como número dois da direcção e...

Um dia no Texas

Um jovem, de dezoito anos apenas e cujo nome é irrelevante, entrou numa escola primária com duas metralhadoras e matou 20 crianças e um professor. Antes, tinha dado um tiro na avó. Depois, foi morto pela polícia. A guerra civil americana nunca terminou verdadeiramente. Tradicionalmente, os EUA lidam com todos os seus...