BRICS fortalecem solidariedade e cooperação

O chefe do Estado da China instou o grupo de economias emergentes BRICS a garantir a confiança entre os seus parceiros, aprofundar a cooperação e empreender acções concretas para promover a paz, o desenvolvimento e a equidade.

14.ª Cimeira do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul prevista para Junho

Ao intervir na abertura da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o presidente Xi Jinping convidou estes países a defender a democracia e a liberdade, visando injectar estabilidade e vitalidade nas relações internacionais num período de turbulências e transformações. Pediu-lhes também que se oponham à hegemonia, à política da força, à mentalidade de «guerra fria» e à confrontação entre blocos, bem como a rejeitar qualquer tentativa de procurar segurança própria à custa de outros países, porque isso só engendrará novas tensões e riscos.

No final da reunião, sob o lema «Fortalecimento da solidariedade e cooperação dos BRICS; resposta às novas características e desafios da situação internacional», uma declaração conjunta apoia negociações entre a Rússia e a Ucrânia e manifesta preocupação pela situação humanitária na região. Expressa «profunda preocupação» pela situação no Médio Oriente e no Norte de África. E condena de forma enérgica o terrorismo «em todas as suas formas e manifestações, em qualquer momento, em qualquer lugar e por parte de quem quer que o cometa».

O encontro ministerial, que se realizou por videoconferência, no dia 19, devido à crise sanitária na China, preparou a 14.ª Cimeira dos BRICS, agendada para 24 de Junho. A Argentina, que manifestou vontade de integrar o grupo, foi convidada, pela primeira vez, a participar tanto no encontro ministerial como na cimeira dos chefes de Estado.

Os BRICS constituem uma articulação económica-comercial entre cinco economias emergentes do mundo e que compartem como características comuns dispor de grande população, vasto território e importante quantidade de recursos naturais.




Mais artigos de: Internacional

Cuba fortalece-se como Estado socialista de direito

Realçando a aprovação de oito novas leis na Assembleia Nacional do Poder Popular – parlamento cubano –, o presidente da República de Cuba destacou o fortalecimento do país como Estado socialista de direito.

Eleições presidenciais na Colômbia no domingo

O futuro da Colômbia começou a definir-se no início desta semana quando os cidadãos residentes no estrangeiro iniciaram a votação para as eleições presidenciais, que podem abrir caminho a transformações históricas no país sul-americano. Um total de 972.764 de colombianos estão inscritos para...

FPLP reelege Ahmed Saadat, preso em Israel desde 2002

A Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) confirmou como seu secretário-geral Ahmed Saadat, preso nos cárceres israelitas desde há duas décadas. Segundo um comunicado divulgado no dia 21, em Ramala, a FPLP realizou o seu oitavo congresso, que também ratificou Jamil Mezher como número dois da direcção e...

Um dia no Texas

Um jovem, de dezoito anos apenas e cujo nome é irrelevante, entrou numa escola primária com duas metralhadoras e matou 20 crianças e um professor. Antes, tinha dado um tiro na avó. Depois, foi morto pela polícia. A guerra civil americana nunca terminou verdadeiramente. Tradicionalmente, os EUA lidam com todos os seus...