Milhões para Novo Banco repetem escândalo
O PCP reafirma a necessidade de garantir a recuperação do controlo público do Novo Banco e considera que deve ser «liminarmente rejeitada» uma nova transferência para a instituição, privatizada pelo Governo do PS.
O BES/Novo Banco já consumiu mais de 8 mil milhões de euros públicos
A posição do Partido foi divulgada depois de o NB ter oficializado o pedido de mais 200 milhões de euros e nela se reitera que o banco deve ser colocado «ao serviço da recuperação económica do País, especializado no investimento e no apoio às micro, pequenas e médias empresas, numa estratégia orientada por critérios de interesse público».
Para o PCP, «o povo português nunca deveria ter sido obrigado a enterrar milhares de milhões de euros de recursos públicos num banco que foi entregue a grupos económicos privados». Mais: «fazê-lo num contexto em que o banco apresenta lucros de 184 milhões de euros e quando cumpre com os rácios de solvabilidade exigidos pelas autoridades supervisoras, é ainda mais escandaloso», acrescenta o Partido.
Em nota divulgada dia 10 pelo seu gabinete de imprensa, o PCP também explica que «este novo pedido revela mais uma vez a estratégia da Lone Star de utilizar todos os subterfúgios para consumir a totalidade dos 3,9 mil milhões de euros dados como garantia pública».
«Uma estratégia», detalha-se, «só possível porque o contrato de privatização – que o Governo PS preparou – deixou toda a margem à Lone Star sem quaisquer mecanismos eficazes de controlo».
Assim, «perante este pedido de injecção [de capital] exige-se das autoridades nacionais uma atitude de firmeza, rejeitando mais uma transferência do Fundo de Resolução», salienta-se ainda no texto, antes de se recordar que «desde a resolução fraudulenta, decidida pela UE e pelo Governo PSD/CDS, até à ruinosa privatização decidida pelo Governo PS, já foram consumidos mais de 8 mil milhões de euros de recursos públicos com o BES/Novo Banco».