Frente Comum reafirma exigência de 90 euros

A alteração dos escalões do IRS, anunciada pelo Governo para vigorar desde Março, «peca por tardia» e «não é suficiente», afirmou a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, reiterando a exigência de aumento salarial de 90 euros para todos os trabalhadores.

Numa nota de 24 de Fevereiro, dia em que o Governo revelou o desdobramento dos escalões do IRS, com o objectivo de aumentar o rendimento de uma parte dos trabalhadores, a Frente Comum recordou que, logo no início do ano, tinha alertado para a necessidade de tomar medidas neste sentido.

Assinala-se ainda na nota que a revisão salarial em 0,9 por cento foi imposta pelo «Governo em gestão» alegando ser esse o valor da inflação. Ora, «em Janeiro o valor da inflação está nos 3,3 por cento», atingindo 3,71 por cento nos alimentos e não reflectindo os aumentos de preços da energia.

Este cenário tem tendência a agravar-se e «terá como consequência a diminuição do rendimento dos trabalhadores e o aumento da situação de pobreza em que muitos já se encontram».

Por tudo isto, «é obrigatório o aumento dos salários dos trabalhadores da Administração Pública».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Alerta hoje em defesa do Arsenal do Alfeite

A interrupção do serviço de refeitório no Arsenal do Alfeite é mais uma machadada para os trabalhadores do estaleiro, que hoje, às 9h30, se reúnem em plenário, com a participação da Secretária-geral da CGTP-IN.

Greve na Izidoro

Nesta terça-feira de Carnaval, os trabalhadores da Izidoro (Grupo Montalva) fizeram greve e concentraram-se no exterior das instalações, na Avenida de Olivença, Montijo, onde compareceram a Secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, e a deputada comunista Paula Santos. Como principais...

Caetano Auto e Formula em greve

Nos dias 25 e 28 de Fevereiro, durante a manhã e a tarde, os trabalhadores da Caetano Auto e da Caetano Formula, em Almada, Barreiro, Montijo e Setúbal, fizeram greve com adesão praticamente total, provocando a paralisação da laboração. O SITE Sul, ao dar esta informação, recordou que esta...

Não docentes pelo emprego

No dia 28 de Fevereiro, junto à Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, realizou-se uma concentração contra o despedimento de nove trabalhadores não docentes daquele estabelecimento e contra a tentativa de implementação de trabalho precário. Estes nove trabalhadores não docentes fazem parte de um grupo de...