Deputados do PE visitam Cuba socialista

Uma delegação do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica, do Parlamento Europeu (GUE-NGL), composta por nove deputados de cinco países, incluindo Sandra Pereira, do PCP, visitou Cuba a convite da Assembleia Nacional do Poder Popular.

Deputados do Parlamento Europeu testemunharam espírito de resistência, valentia e luta do povo cubano

Em Havana, a delegação do Grupo GUE/NGL foi recebida por Miguel Diaz-Canel, primeiro secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba (PCC) e presidente da República de Cuba. A delegação foi igualmente recebida por Esteban Lazo, presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, e realizou reuniões com diferentes comissões parlamentares, em que participaram vários membros do governo.

A delegação reuniu-se ainda com responsáveis do Departamento de Relações Internacionais do Comité Central do PCC, dirigido pelo seu coordenador, Angél Arzuaga.

Além de uma reunião com Fernando González, presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos e de uma deslocação ao Centro Fidel Castro, houve encontros com organizações juvenis, com membros da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba e com outras organizações, na Casa das Américas.

O programa teve lugar sobretudo em Havana e incluiu deslocações a outras províncias.

Em Matanzas, os deputados do PE visitaram o conjunto artístico comunitário Korimacao – um projecto comunitário cultural –, e a Ciénaga de Zapata, local onde Fidel celebrou a consoada, em 1959, com carvoeiros. A delegação esteve ainda na praia de Girón, na Baía dos Porcos, onde em 1961 os revolucionários cubanos fizeram frente e derrotaram a invasão mercenária promovida pelo imperialismo norte-americano.

Resistência, valentia, luta

A par do programa cumprido pelos deputados do Grupo GUE/NGL, o PCP manteve uma reunião bilateral com Juan Carlos Marsan, vice-chefe do Departamento de Relações Internacionais do CC do PCC, e com Iliana Hernandez e Belkys Lay, desse departamento.

A visita da delegação, que teve como principal propósito expressar solidariedade com Cuba e o seu povo, sublinhada em todos os momentos, superou os objectivos. Primeiro, porque a delegação pôde conhecer os efeitos do criminoso bloqueio imposto pelos EUA ao povo cubano, assim como os progressos, as conquistas sociais e os direitos que o povo cubano alcançou, apesar desse bloqueio ilegal. E também porque os deputados do PE puderam testemunhar a resistência, a valentia, a luta de Cuba e do seu povo na defesa da Revolução e das suas conquistas e em prol da continuação do avanço no caminho do progresso social e económico – resistência, valentia e luta que ao longo da visita estiveram sempre presentes.




Mais artigos de: Internacional

China e Rússia consolidam cooperação

Os presidentes Xi Jinping, da China, e Vladimir Putin, da Rússia, acordaram reforçar ainda mais os laços estratégicos, a comunicação e a coordenação entre os seus países, em especial para enfrentar desafios na arena internacional.

Respostas vagas e militarização: prossegue a escalada contra a Rússia

Os EUA e a NATO não estão disponíveis para ir ao encontro do essencial das propostas apresentadas pela Rússia visando a diminuição da tensão e a segurança na Europa. É o que se conclui do teor das cartas enviadas por EUA e NATO à Rússia, divulgadas no dia 2 por um jornal espanhol, cuja autenticidade foi já confirmada...

Jogos Olímpicos de Pequim 2022: «Juntos por um futuro partilhado»

Sob o lema «Juntos por um futuro partilhado», foram inaugurados na sexta-feira, 4, em Pequim, os XXIV Jogos Olímpicos de Inverno, que decorrem até ao próximo dia 20. Seguir-se-ão, de 4 a 13 de Março, os Jogos Paralímpicos. Estão presentes nos Jogos de Pequim 2022 atletas de 91 países e...

Solidariedade mundial contra o bloqueio

O mundo acompanha Cuba na batalha contra o bloqueio imposto pelos Estados Unidos da América, afirmou o presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Fernando González. O responsável falava em Havana, no dia 3, quando se cumpriram 60 anos (1962-2022) da decisão dos EUA que formalizou o cerco económico,...

Mali e França à beira da ruptura

Agravam-se as relações entre o Mali e a França, em vésperas da cimeira entre a União Europeia e a União Africana, agendada para os próximos dias 17 e 18, em Bruxelas. O primeiro-ministro maliano, Choguel Maiga, voltou esta semana a acusar a intervenção militar francesa de ter favorecido os jihadistas e de se ter...