Disponível a primeira edição do ano de O Militante

Esclarecer, ouvir, mobilizar – mais força à CDU é o título de capa da mais recente edição de O Militante, referente aos meses de Janeiro e Fevereiro de 2022. O tema é desenvolvido no texto de abertura, intitulado Levar a luta até ao voto. Valorizar avanços, intensificar o reforço do Partido preenche a secção Organização.

José Manuel Oliveira assina Avançar é preciso, na rubrica Trabalhadores, e o Centenário do Partido é abordado nos artigos O PCP e o geral e o particular na Revolução Portuguesa e PCP – 100 anos de lutas políticas e culturais, este último da autoria de Manuel Augusto Araújo.

Madalena Castro escreve Ainda Bolonha e o Ensino Superior que queremos (e precisamos) na secção Juventude, e João Frazão e Carina Castro reflectem sobre o carácter decisivo de PCP e CDU. Paula Santos assina Salvar o Serviço Nacional de Saúde, que completa a secção Actualidade.

Em Economia, três artigos: COP26 – objectivos insuficientes e promoção dos negócios, de Vladimiro Vale; Cimeira da ONU sobre sistemas alimentares, de João Vieira; e A fuga aos impostos do grande capital, de Manuel Gouveia. Luís Carapinha, em Internacional, escreve sobre América Latina e Caraíbas entre avanços progressistas e o assalto da reacção. Nesta edição são ainda publicados os comunicados das reuniões do Comité Central de 24 de Outubro e 21 de Novembro de 2021.




Mais artigos de: PCP

Soluções para Portugal

Completamos hoje, com os últimos quatro eixos, a publicação das propostas inscritas no Compromisso Eleitoral do PCP, com as quais se responde a dez questões cruciais para a vida e o futuro do País. Este documento, juntamente com o Programa Eleitoral de 2019, dá corpo à política patriótica e de esquerda que o Partido propõe e que, a ser concretizada, colocaria Portugal num rumo de desenvolvimento soberano, progresso e justiça social.

A Fuga de Peniche e os impossíveis que não o são

A fuga de dez comunistas da cadeia de Peniche, a 3 de Janeiro de 1960, é um marco na história do PCP: pelo golpe que desferiu na repressão fascista, pelo que representou de reforço imediato da direcção e organização partidárias, pelos efeitos mais profundos que teve no próprio desenvolvimento da luta antifascista.

Novo ano renova exigência de resolução dos problemas

O PCP mantém-se firmemente determinado em bater-se para que «os recursos disponíveis não sejam afogados em corrupção e offshores e sirvam efectivamente para promover o desenvolvimento do País e a melhoria das condições de vida das populações».

Saltar para a linha da frente quando tudo convida a recuar

«O Comité Central do PCP, valorizando os passos dados para o reforço do Partido, aponta a necessidade de prosseguir e intensificar esse trabalho, designadamente: (...) no recrutamento e integração de novos militantes, concretizando as potencialidades que têm vindo a crescer; no reforço da...

Feira do Livro da OR do Porto foi um sucesso assinalável

Decorreu de 13 a 19 de Dezembro, no Centro de Trabalho da Avenida da Boavista, mais uma edição da Feira do Livro da Organização Regional do Porto (ORP) do PCP. Com livros de todos os géneros, novos e manuseados, é de realçar a rica e diversificada programação do auditório, tendo sido...