Comemorações do Centenário prosseguem em todo o País

Na Fortaleza de Peniche foi inaugurada a exposição «PCP - 100 Anos de Vida e de Luta», organizada pela Comissão Concelhia do PCP em colaboração com o Museu Nacional Resistência e Liberdade. Na sessão de domingo, 21, intervieram Aida Rechena, directora do Museu Nacional Resistência e Liberdade, Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central, Manuela Bernardino, ex-membro dos organismos executivos do CC e fundadora da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, e Domingos Abrantes, ex-preso político, ex-dirigente do PCP e actual conselheiro de Estado.

Domingos Abrantes lembrou, na ocasião, que «comemorar o Centenário do PCP é não só transmitir uma experiência de luta única, mas é também e sobretudo um incentivo à luta pela liberdade, por um Portugal Democrático e progressista», e que «o historial de um século de existência do PCP» é o de um Partido «com natureza de classe própria», de defesa inigualável dos trabalhadores.

Manuela Bernardino, por seu lado, salientou o «profundo significado» que tem a inauguração naquele espaço de uma exposição do Centenário do PCP. «Porque a cadeia do Forte de Peniche, pela sua localização e pelo regime prisional que vigorou ao longo de anos de tratamento desumano, de vexames e brutalidades sobre os presos, foi um dos principais centros de repressão do fascismo, só ultrapassado pelo que se passou no Tarrafal – campo da morte lenta – ou nas prisões políticas de Angra do Heroísmo».

No fim-de-semana anterior, em Salvaterra de Magos, sábado, 13, decorreu a apresentação do livro «100 Anos de Luta», numa sessão em que interveio Patrícia Machado, da Comissão Política. A obra foi igualmente apresentada no domingo, 14, no Centro de Trabalho de Vila Franca de Xira, iniciativa do sector empresas concelhio do PCP que se seguiu à pintura de vários murais alusivos ao Centenário e às lutas em curso e ainda no Salão da Junta de Freguesia de Castanheira do Ribatejo, no passado dia 19 de Novembro.

Dia 1, no Alentejo

Já no próximo dia 1 de Dezembro, realiza-se, em Santiago do Cacém, o primeiro de quatro espectáculos promovidos pela Direcção Regional do Alentejo (DRA) no âmbito do Centenário do PCP. Seguem-se apresentações em Avis, no dia 11 de Dezembro, em Évora e em Beja, estes últimos a 12 e a 19 de Fevereiro de 2022, respectivamente.

«É tão lindo o meu Partido!», que no total vai envolver largas dezenas de artistas, é um espectáculo que «recorre a peças literárias, poéticas, musicais de tipo tradicional, popular ou erudito, discursivas ou jornalísticas, para contar a história do PCP desde a década de 1920, cruzando os planos locais e regionais com os planos nacional e internacional da luta do povo alentejano e do povo português».




Mais artigos de: PCP

Espectáculo no Porto celebra a Cultura

A três dias do espectáculo comemorativo do centenário do PCP que, no próximo domingo, terá lugar, pelas 16 horas no Teatro Rivoli, no Porto, ultimam-se os preparativos daquele que vai ser um momento alto do programa de comemorações.

Avanços da gratuitidade das creches

Foi aprovado em comissão parlamentar o projecto-lei do PCP que garante uma significativa evolução na gratuitidade das creches: as crianças que entrarem em Setembro de 2022 para o primeiro ano de creche terão acesso a frequência gratuita. As propostas aprovadas prevêem que até 2024 todas as crianças tenham direito a...

Mobilizar o Partido e o povo

O PCP considera um passo positivo a construção da ponte-açude no Rio Novo Príncipe, integrada no Sistema de Protecção do Baixo Vouga Lagunar, «considerando a crescente salinização dos campos agrícolas, as dificuldades nas acessibilidades e também os focos de poluição». Todavia, apesar de valorizar a concretização de uma...

A Festa do Avante! oferece-se pelo Natal

Já está disponível nas organizações do Partido o Conjunto Avante! 2022, que inclui uma EP, uma bandana, um dispositivo de carregamento portátil de telemóveis (powerbank) e um crachá, numa caixa de cartão com a imagem da próxima edição da Festa. A aproximação do Natal e o preço altamente...

Proteger e valorizar o Baixo Vouga Lagunar

O PCP considera um passo positivo a construção da ponte-açude no Rio Novo Príncipe, integrada no Sistema de Protecção do Baixo Vouga Lagunar, «considerando a crescente salinização dos campos agrícolas, as dificuldades nas acessibilidades e também os focos de poluição». Todavia, apesar de valorizar a concretização de uma...

Nota de esclarecimento

Dificuldades de abastecimento do tipo de papel em que é feito o Avante! implicam que as suas próximas edições saiam no formato deste número. Pedimos a melhor compreensão aos nossos leitores para esta situação, que estamos a tentar suprir.

Manipulações

Na sua edição do passado dia 13, o semanário Expresso puxou para manchete o resultado de uma sondagem. Ou melhor, uma interpretação muito criativa dos dados que dela constavam. O título afirmava que o PCP foi prejudicado pela «crise política», ideia reafirmada no título interior: «PCP caiu». Depois olha-se para os...