Espectáculo no Porto celebra a Cultura
A três dias do espectáculo comemorativo do centenário do PCP que, no próximo domingo, terá lugar, pelas 16 horas no Teatro Rivoli, no Porto, ultimam-se os preparativos daquele que vai ser um momento alto do programa de comemorações.
No Porto desta-se o papel do Partido na luta pela democratização da cultura
Participam mais cerca de uma centena de artistas, com as suas expressões, que vão da poesia, à dança, à musica popular e ao jazz, sublinhando-se os apontamentos de música lusófona com o Cante Alentejano, o Fado e as Mornas, patrimónios imateriais da Humanidade.
O espectáculo, que contará com a participação do Secretário-geral do PCP, assinalará assim o papel do Partido na luta pela democratização da cultura como «factor de democracia política cujas potencialidades só se podem desenvolver com o alargamento e a elevação da formação e da vida cultural das populações. É um factor da democracia e do desenvolvimento, porque representa a qualificação da principal força produtiva: o trabalho humano. É um factor de democracia social porque é um vector de intervenção crescente na vida da sociedade por parte dos trabalhadores, das classes e grupos sociais mais vitalmente interessados na democracia. É um factor de soberania nacional, porque coopera na formação da identidade nacional, num processo aberto e activo e de interação com a cultura mundial.»
E, ao assinalar e dar relevo à componente cultural da democracia avançada que o PCP defende e propõe ao povo português, este espectáculo valorizará também o relevante papel dos muitos homens e mulheres da cultura, dos democratas e patriotas, dos trabalhadores e cidadãos em geral que com a sua criação artística deram e continuam a dar um inestimável contributo nesta luta por uma «política cultural que assegure o acesso generalizado à livre criação e fruição culturais», que se reflecte na actualidade e se projecta no futuro.
Será um espectáculo exaltante e belo, como exaltante e bela é a luta que todos os dias se trava pelos direitos, pela democracia e o socialismo.