Cem anos de vida e de luta na Fortaleza de Peniche
A Comissão Concelhia de Peniche do PCP, em colaboração com o Museu Nacional Resistência e Liberdade, promove, até 5 de Dezembro, de quarta a domingo entre as 14h00 e as 18h00, a exposição «PCP - 100 anos de vida e de luta». A mostra que estará patente no Salão Nobre é inaugurada no dia 21 de Novembro, pelas 16h00, com intervenções de Domingos Abrantes, ex-preso político e membro do Conselho de Estado, e de Manuela Bernardino, fundadora da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos. Ambos foram durante muitos anos dirigentes do PCP.
«Nesta importante exposição estarão expostos, além de 17 painéis alusivos ao percurso de luta e intervenção do PCP desde a sua fundação, vários objectos e publicações ligados a importantes momentos da história do Partido e da sua heróica resistência à ditadura fascista». Exemplo disso são «o relógio utilizado por Rogério Paulo na organização da Fuga de Peniche ou o prelo e as máquinas de escrever utilizadas na composição e difusão da imprensa clandestina», explica-se no texto de divulgação da iniciativa.
A sessão de encerramento da exposição decorrerá no dia 5 de Dezembro, pelas 16h00, com a apresentação do livro «100 anos de vida de luta», na qual intervirá Manuel Rodrigues, membro da Comissão Política do Comité Central e director do «Avante!».