Construir a Festa e o futuro com as nossas próprias mãos
A Festa do Avante! continua a ser erguida e divulgada com o empenho militante de comunistas e de muitos outros que, não o sendo, vêem no PCP e na JCP forças fundamentais para a defesa da democracia e a valorização dos direitos e, como tal, dignas de todo o apoio. Em todo o País, é divulgado o programa político-cultural da Festa e são vendidas milhares de EP. No terreno, ergue-se pavilhões, restaurantes e bares, prepara-se exposições e palcos, retoca-se e restaura-se o que for necessário para uma Festa ainda e sempre mais bela.
No último fim-de-semana, a juventude marcou forte presença nas jornadas de trabalho, com mais de duas centenas de militantes e amigos da JCP a erguerem a Cidade da Juventude e a dar um importante contributo para outras tarefas essenciais ao funcionamento da Festa. A ocasião foi aproveitada ainda para estreitar laços de amizade e camaradagem e projectar a actividade e a luta futuras, com a realização de quatro plenários: dos ensinos básico e secundário, superior e profissional e da juventude trabalhadora.
No sábado à noite, mais de cem jovens participaram num vivo debate sobre a ofensiva ideológica do grande capital, no qual participou Manuel Rodrigues, membro da Comissão Política e director do Avante!. O dirigente do Partido citou o poema de Bertolt Brecht que apela a que desconfiemos do mais trivial, na aparência singelo, pois nada deve parecer impossível de mudar. Manuel Rodrigues passou em revista os principais vectores da ofensiva ideológica do capital, avançou com linhas fundamentais de resposta do PCP e da JCP e terminou afirmando aquela que é a «grande arma» dos comunistas: a organização, unidade e coesão do Partido e a sua ligação às massas.
No período de debate 14 jovens colocaram as suas dúvidas, reflexões e opiniões, focando aspectos relacionados com a sua vida concreta nas escolas e nas empresas, mas também com questões de fundo, sobretudo internacionais.
É assim, com trabalho, intervenção e debate que se constrói a Festa – e o futuro!