Palco Paz volta à Festa do Avante! com programação de qualidade
Na 45.ª edição da Festa do Avante, a variedade e a qualidade da programação do Palco Paz serão, novamente, duas certezas com as quais os visitantes poderão contar.
Neste ano, difícil para o visitante da Festa será não encontrar um espectáculo ou concerto do seu agrado no Palco Paz. Em conjunto com o Palco 25 de Abril e com o Auditório 1.º de Maio, o Palco Paz trará à Festa do Avante! a maior das variedades musicais, desde sonoridades tradicionais oriundas das Terras de Miranda até ao rock «libertário».
Rua
Um grupo de músicos oriundo dos subúrbios de Lisboa que explora a sonoridade de instrumentos, ritmos e cancioneiros tradicionais com uma olhar urbano e contemporâneo.
Cabra Çega
A Cabra Çega nasceu na cidade de Braga fruto da vontade de um grupo de amigos em fazer música com gaita de foles e instrumentos de percussão tradicionais. Rapidamente a isto se juntaram sonoridades de outras paisagens, do passado, do presente e do futuro.
Toy
Toy é o Toy e, no Palco Paz, promete devolver um contributo a quem o ajudou a ser livre, cantar o amor que para ele também é liberdade, democracia e fraternidade.
Puçanga
Puçanga é uma das artistas convidadas pelo Concurso de Bandas da JCP que, com uma mistura de música electrónica dark, ritmos, bass e uma voz melódica, pretende desafiar o sequestro da direita à tradição e ao folclore.
Zé Cantigas e El Gordo
Convidados do Concurso de bandas e separados por 300 quilómetros, são dois os amigos que compõem este grupo que, no Palco Paz, promete tocar, cantar e manter abertas as portas que Abril escancarou.
La Mauvaise Réputation – Tributo a Georges Brassens
No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Georges Brassens, Vanessa Borges, João Novais e Gonçalo Mendonça juntam-se para uma homenagem a um dos maiores nomes da Canção Francesa.
Orquestra de Foles
Jogando com ritmos improváveis, arranjos arrojados e repertório diversificado, a Orquestra de Foles é um grupo capaz de, com um sopro, levar a gaita-de-foles ao lugar de destaque que merece, na rua ou no palco.
Burricos
Este rupo surge do interesse e paixão pela música e cultura mirandesa. Cinco músicos, cinco instrumentos diferentes e um nome que homenageia o burro mirandês, símbolo da cultura local.
Charanga
A Charanga é um projecto que faz uso de computadores, beatboxes e sintetizadores, mas também do tambor, da gaita-de-fole e da D.ª Ermelinda que canta a Moda da Ceifa. O repertório é maioritariamente original, mas complementado com variações e versões inspiradas no cancioneiro popular português e galego.
Conjunto Júlio
Um dos vencedores do Concurso de Bandas, Conjunto Júlio ressoará, no Palco Paz, sons ligados ao rock psicadélico português com temperos dos contextos musicais de cada um dos seus membros.
Feynman
Grupo fundado no Porto é outro dos convidado pelo Concurso de Bandas. Feynman fará valer na Festa do Avante! o espírito de improvisação livre do free jazz, mas também do rock e do punk.
Senza
Músicos e viajantes que compõem canções inspiradas nas viagens e na visão que trazem do mundo com reflexões sobre questões emergentes na sociedade, como a sustentabilidade, igualdade, inclusão e justiça social, à mistura.
Hill’s Union
Depois de se iniciarem em formação folk e acústica para dar a conhecer a obra e luta do compositor e revolucionário estado-unidense Joe Hill, os Hill’s Union transformaram-se num poderoso trio de rock que continua a reflectir a consciência política e a solidariedade com as classes desfavorecidas de todo o mundo.