China procura nova era nas relações com Sudeste Asiático, face aos EUA

A China quer reforçar a cooperação com os países da ASEAN, o maior parceiro comercial de Pequim. O 30.º aniversário das relações entre a China e os 10 países da organização foi assinalado com uma reunião em linha dos seus responsáveis de política externa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, instou na terça-feira, 3, os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) a juntar-se a Pequim para começar uma nova era de cooperação.

As declarações de Wang surgiram por ocasião da passagem do 30.º aniversário das relações de diálogo entre a China e a aliança dos países da região asiática, durante um encontro em linha dos ministros dos Negócios Estrangeiros China-ASEAN.

O dirigente chinês recordou que a ASEAN desfruta de uma posição prioritária na diplomacia de vizinhança da China e sublinhou que se conseguiram novos e importantes avanços na cooperação amistosa entre as partes.

Segundo Wang, a China considera a ASEAN como seu parceiro principal na luta contra a actual pandemia, tendo proporcionado até agora mais de 190 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos 10 países da organização, juntamente com outros consumíveis médicos. Foi também destacado que, no primeiro semestre deste ano, o comércio bilateral superou os 410 mil milhões de dólares, o que faz da ASEAN o maior parceiro comercial da China.

Na sua intervenção, o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros pediu a manutenção da paz e da estabilidade no Mar da China Meridional, com base nos compromissos assumidos a esse respeito na «Declaração sobre a conduta das partes no Mar da China Meridional» e com ênfase na solução pacífica de conflitos.

A cimeira China-ASEAN decorreu no momento exacto em que a administração do presidente Joe Biden, dos EUA, lança uma ofensiva diplomática na região, no quadro da sua estratégia de confronto com Pequim, a qual contou com uma viagem do secretário de Estado, Antony Blinken, pela Índia, Japão, Coreia do Sul e Mongólia.

De igual modo, o secretário de Defesa, Austin Lloyd, visitou Singapura em finais de Julho, na primeira deslocação ao Sudeste Asiático de um membro do gabinete da administração Biden, e está prevista a visita da vice-presidente Kamala Harris a Singapura e ao Vietname, em Agosto, segundo a Casa Branca.

 



Mais artigos de: Internacional

Solidariedade com Cuba apoia luta contra bloqueio

A recente chegada de ajuda solidária a Cuba, de diferentes proveniências, confirma o apoio internacional à nação caribenha e a exigência do fim da política hostil dos Estados Unidos da América.

Presidente do Peru reafirma intenção de convocar assembleia constituinte

O novo presidente peruano, Pedro Castillo, confirmou a sua intenção de impulsionar uma assembleia constituinte. Na cerimónia da tomada de posse, em Lima, assegurou que dará prioridade à saúde e à educação e surpreendeu ao anunciar que não ocupará o palácio do governo, para «romper com os símbolos coloniais».

Chile: trabalhadores aprovam greve na maior mina de cobre do mundo

Por esmagadora maioria, os trabalhadores de Escondida, no Chile, a maior mina de cobre do planeta, aprovaram no dia 1 entrar em greve, depois de rejeitarem a oferta de contrato colectivo apresentado pela empresa. A paralisação foi apoiada por 2164 trabalhadores, 99,5% do total dos membros do sindicato mais...

Brasil em luta em defesa do Sistema Único de Saúde e da democracia

Para esta quinta-feira, dia 5, estava anunciada uma luta no Brasil para denunciar o modo como o governo brasileiro tem conduzido o combate contra a epidemia. De facto, perante uma média diária de mortes por COVID-19 ainda alta e das revelações que têm vindo a público, no âmbito do...

Novo presidente do Irão contra sanções económicas dos EUA

O iraniano Ebrahim Raissi, que tomou posse no dia 3 como presidente, afirmou que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, embora admitindo que não espera apoio externo para melhorar a situação económica do Irão. Antigo chefe da Autoridade Judiciária iraniana, Raissi, 60 anos, tomou posse para...