Chile: trabalhadores aprovam greve na maior mina de cobre do mundo

Por esmagadora maioria, os trabalhadores de Escondida, no Chile, a maior mina de cobre do planeta, aprovaram no dia 1 entrar em greve, depois de rejeitarem a oferta de contrato colectivo apresentado pela empresa.

A paralisação foi apoiada por 2164 trabalhadores, 99,5% do total dos membros do sindicato mais representativo dessa importante mina, explorada pela transnacional australiana BHP Billiton, que detém uma participação accionista de 57,5%.

O sindicato mineiro emitiu um comunicado em que destaca que a votação demonstra uma vez mais «a alta consciência sindical» das bases, que souberam avaliar que a oferta patronal «não contém nenhum avanço nas legítimas exigências dos trabalhadores». Pelo contrário, tal proposta «baseia-se na extensão das jornadas de trabalho, no aumento das exigências operacionais e na afectação de trabalhadores doentes, entre outros aspectos prejudiciais», acrescenta.

Do seu lado, a direcção da empresa anunciou que pedirá a mediação obrigatória no conflito laboral de representantes governamentais. A partir do momento em que se confirme a intervenção da Direcção do Trabalho, as duas partes terão cinco dias úteis para prosseguir as conversações e chegar a acordo.

O sindicato tem insistido que a empresa deve discutir as principais exigências dos trabalhadores, tais como o desenvolvimento profissional e o estabelecimento de compensações na base dos resultados obtidos. Além disso, considera totalmente justa a proposta de distribuir entre todos os trabalhadores um por cento dos ganhos entregues aos investidores estrangeiros, até porque os mineiros mostraram um enorme compromisso para que Escondida tenha continuado a laborar sem parar durante a pandemia de COVID-19.

Já em 2017 os trabalhadores de Escondida, situada na região chilena de Antofagasta, realizaram uma greve que se prolongou por um mês e meio. Agora, asseguram que estão preparados para uma paralisação ainda mais prolongada, caso seja necessário.

 



Mais artigos de: Internacional

Solidariedade com Cuba apoia luta contra bloqueio

A recente chegada de ajuda solidária a Cuba, de diferentes proveniências, confirma o apoio internacional à nação caribenha e a exigência do fim da política hostil dos Estados Unidos da América.

Presidente do Peru reafirma intenção de convocar assembleia constituinte

O novo presidente peruano, Pedro Castillo, confirmou a sua intenção de impulsionar uma assembleia constituinte. Na cerimónia da tomada de posse, em Lima, assegurou que dará prioridade à saúde e à educação e surpreendeu ao anunciar que não ocupará o palácio do governo, para «romper com os símbolos coloniais».

Brasil em luta em defesa do Sistema Único de Saúde e da democracia

Para esta quinta-feira, dia 5, estava anunciada uma luta no Brasil para denunciar o modo como o governo brasileiro tem conduzido o combate contra a epidemia. De facto, perante uma média diária de mortes por COVID-19 ainda alta e das revelações que têm vindo a público, no âmbito do...

Novo presidente do Irão contra sanções económicas dos EUA

O iraniano Ebrahim Raissi, que tomou posse no dia 3 como presidente, afirmou que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, embora admitindo que não espera apoio externo para melhorar a situação económica do Irão. Antigo chefe da Autoridade Judiciária iraniana, Raissi, 60 anos, tomou posse para...