Brasil em luta em defesa do Sistema Único de Saúde e da democracia

Para esta quinta-feira, dia 5, es­tava anun­ciada uma luta no Brasil para de­nun­ciar o modo como o go­verno bra­si­leiro tem con­du­zido o com­bate contra a epi­demia.

De facto, pe­rante uma média diária de mortes por COVID-19 ainda alta e das re­ve­la­ções que têm vindo a pú­blico, no âm­bito do fun­ci­o­na­mento da CPI (Co­missão Par­la­mentar de Inqué­rito), sobre a ac­tu­ação do Mi­nis­tério da Saúde e do Go­verno bra­si­leiros na con­dução da grave crise sa­ni­tária, a «Frente Pela Vida» pro­move nesta quinta-feira, 5 de Agosto, Dia Na­ci­onal da Saúde no Brasil, uma acção de luta em de­fesa da Vida, do Sis­tema Único de Saúde (SUS) e da De­mo­cracia, que cul­mi­nará com a en­trega de um Ma­ni­festo na CPI da epi­demia, no Se­nado Fe­deral do Brasil. O Ma­ni­festo dá des­taque aos po­si­ci­o­na­mentos cen­trais da Frente Pela Vida, que são: o re­co­nhe­ci­mento do di­reito à vida como bem ina­li­e­nável; es­ta­be­le­ci­mento de me­didas de pre­venção e con­trolo à epi­demia com base na ci­ência, no pla­ne­a­mento ar­ti­cu­lado entre os go­vernos fe­deral, es­ta­duais e mu­ni­ci­pais; pre­ser­vação dos prin­cí­pios do SUS – acesso uni­versal e in­te­gral à saúde com equi­dade -, com ga­rantia do fi­nan­ci­a­mento ade­quado e fim da Emenda Cons­ti­tu­ci­onal 95 (EC95); so­li­da­ri­e­dade, em es­pe­cial para com os grupos mais vul­ne­ra­bi­li­zados da po­pu­lação; pre­ser­vação do meio am­bi­ente e da bi­o­di­ver­si­dade, e de­fesa in­tran­si­gente da de­mo­cracia e res­peito pela Cons­ti­tuição.

 



Mais artigos de: Internacional

Solidariedade com Cuba apoia luta contra bloqueio

A re­cente che­gada de ajuda so­li­dária a Cuba, de di­fe­rentes pro­ve­ni­ên­cias, con­firma o apoio in­ter­na­ci­onal à nação ca­ri­benha e a exi­gência do fim da po­lí­tica hostil dos Es­tados Unidos da Amé­rica.

China procura nova era nas relações com Sudeste Asiático, face aos EUA

A China quer re­forçar a co­o­pe­ração com os países da ASEAN, o maior par­ceiro co­mer­cial de Pe­quim. O 30.º ani­ver­sário das re­la­ções entre a China e os 10 países da or­ga­ni­zação foi as­si­na­lado com uma reu­nião em linha dos seus res­pon­sá­veis de po­lí­tica ex­terna.

Presidente do Peru reafirma intenção de convocar assembleia constituinte

O novo pre­si­dente pe­ruano, Pedro Cas­tillo, con­firmou a sua in­tenção de im­pul­si­onar uma as­sem­bleia cons­ti­tuinte. Na ce­ri­mónia da to­mada de posse, em Lima, as­se­gurou que dará pri­o­ri­dade à saúde e à edu­cação e sur­pre­endeu ao anun­ciar que não ocu­pará o pa­lácio do go­verno, para «romper com os sím­bolos co­lo­niais».

Chile: trabalhadores aprovam greve na maior mina de cobre do mundo

Por esmagadora maioria, os trabalhadores de Escondida, no Chile, a maior mina de cobre do planeta, aprovaram no dia 1 entrar em greve, depois de rejeitarem a oferta de contrato colectivo apresentado pela empresa. A paralisação foi apoiada por 2164 trabalhadores, 99,5% do total dos membros do sindicato mais...

Novo presidente do Irão contra sanções económicas dos EUA

O iraniano Ebrahim Raissi, que tomou posse no dia 3 como presidente, afirmou que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, embora admitindo que não espera apoio externo para melhorar a situação económica do Irão. Antigo chefe da Autoridade Judiciária iraniana, Raissi, 60 anos, tomou posse para...