Novos valores mostram-se em palcos da Festa do Avante!

«A cultura tem de viver» foi o lema deste ano do Concurso de Bandas Novos Valores, organizado pela JCP, do qual saíram bandas que vão ter oportunidade de tocar nos palcos 25 de Abril e Paz da Festa do Avante!.

Os participantes têm oportunidade de divulgar o seu trabalho

A iniciativa, que conta já com 24 anos e permanece como o concurso de maior expressão nacional para jovens músicos de Norte a Sul do País, foi levada a cabo sem eliminatórias presenciais, dadas as restrições sanitárias. Ainda assim, a JCP não deixou de promover o certame que «representa uma forma de luta pelo direito à cultura, de reivindicação de preços dos instrumentos e estúdios para ensaios justos, por uma melhor oferta formativa e por uma política que valorize a música e a cultura como formas essenciais de progresso social».

A organização revolucionária da juventude lembra ainda que «aos participantes no Concurso de Bandas é dada a oportunidade de divulgar para grandes massas juvenis o seu trabalho, algo que está hoje tão dificultado à esmagadora maioria das bandas».

Com efeito, de entre os 48 participantes no concurso realizado através das redes sociais, foram apurados três vencedores, os quais vão ter oportunidade de actuar no Palco 25 de Abril (GDM, Johnny vs betty e Celso). Para o Palco Paz foram seleccionados o Conjunto Júlio, Zé Cantigas e El Gordo, Puçanga e Feynman.

GDM é um rapper nascido em Goiás, interior do Brasil, que encontra inspiração para a sua música no quotidiano popular difícil que observa, enquanto participante, em Portugal. Já Johnny vs Betty, constituídos por Guilherme Salvador (baixo e segunda voz), Rafael Santos (bateria e percussão), Samuel Fernandes (guitarra)e Evandro Capitão (voz, sintetizadores e trompete), juntam hard-rock, metal e synth-pop numa harmonização bem conseguida dos diferentes estilos.

Os Celso exploram as sonoridades que ecoam em Portugal, tendo editados em single, «Queimar tempo», que abriu caminho para o álbum de estreia: «Não se brinca com coisas sérias», o qual estará disponível no final deste ano.



Mais artigos de: PCP

Concretizar a igualdade e os direitos das mulheres

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) realizaram, dia 15 de Julho, uma audição sobre «A situação das mulheres em Portugal. Obstáculos e desafios pela igualdade no trabalho e na vida», cujo objectivo foi aprofundar o conhecimento sobre a realidade.

A luta acabará por derrotar manigância com as ex-SCUT

O PCP «considera inaceitável o esquema utilizado pelo Governo para não aplicar na íntegra a redução para metade [da tarifa] nas portagens» e realça que a luta das populações acabará por derrotar a manigância».

Valorização das forças de segurança interessa a profissionais e população

O PCP reiterou a sua solidariedade para com a luta que desenvolvem os profissionais da GNR e da PSP pelo «direito ao subsídio de risco e a valorização das suas funções, essenciais à tranquilidade e segurança da população». Em declaração proferida dia 19, no momento em que se desenvolvem várias acções reivindicativas,...

PCP solidário com trabalhadores da Lauak

Uma delegação do Partido, composta por Armindo Miranda, da Comissão Política do Comité Central (CC), e Eduardo Vieira, do CC, à qual se juntou o cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, esteve presente na acção de luta levada a cabo pelos trabalhadores da Lauak,...

Autoeuropa tem de negociar

O PCP apela à unidade e firmeza dos trabalhadores face à pressão da administração [da Autoeuropa, que deve regressar à mesa das negociações, e repudia a posição intransigente assumida, considerando-a demonstrativa do antagonismo dos interesses de classe entre patronato e trabalhadores. Em causa, explica-se no boletim da...

Faleceu Raul Costa

Faleceu, aos 93 anos de idade, Raul Martins da Costa, informou, dia 20, o Secretariado do Comité Central do PCP, numa nota em que manifesta «profunda mágoa e tristeza» pelo desaparecimento do «resistente antifascista e militante comunista, e transmite à sua companheira, filhos e restante...