A luta acabará por derrotar manigância com as ex-SCUT

O PCP «considera inaceitável o esquema utilizado pelo Governo para não aplicar na íntegra a redução para metade [da tarifa] nas portagens» e realça que a luta das populações acabará por derrotar a manigância».

A redução imposta pelo Governo desvirtua a medida aprovada no OE 2021

Em comunicado, a Direcção da Organização Regional de Castelo Branco (DORCB) do Partido salienta que a redução de 50 por cento das portagens ao seu preço de 2011 e não ao preço actual (o que retira do cálculo as reduções entretanto conquistadas), desvirtua a medida aprovada e insere-se num conjunto mais vasto de medidas inscritas no Orçamento do Estado cujo adiamento põe em causa a necessária recuperação económica da região e do País».

«O que parece mesquinhez é afinal mais um exemplo da opção pela submissão às regras do défice, num quadro de crise agravada pela epidemia que tem perpetuado restrições», as quais, acrescenta-se, «têm impedido a contratação de milhares de trabalhadores em falta na Administração Pública Central e Local ou o incremento do investimento público produtivo».

A DORCB «reafirma a valorização da redução alcançada e volta a sublinhar que o PCP, cumprindo o seu compromisso com as populações, teve um papel fundamental neste avanço no OE 2021». Garante, por isso, que «vai continuar a lutar contra as injustiças introduzidas com as portagens, que limitam o desenvolvimento da região, pela abolição das portagens nas ex-SCUT e pela reversão das ruinosas parcerias público-privado».

O Partido também «relembra o papel negativo de PS, PSD e CDS na recusa sucessiva das propostas do PCP para a eliminação das portagens, muitas vezes com posições contraditórias na Assembleia da República e na região».



Mais artigos de: PCP

Concretizar a igualdade e os direitos das mulheres

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) realizaram, dia 15 de Julho, uma audição sobre «A situação das mulheres em Portugal. Obstáculos e desafios pela igualdade no trabalho e na vida», cujo objectivo foi aprofundar o conhecimento sobre a realidade.

Novos valores mostram-se em palcos da Festa do Avante!

«A cultura tem de viver» foi o lema deste ano do Concurso de Bandas Novos Valores, organizado pela JCP, do qual saíram bandas que vão ter oportunidade de tocar nos palcos 25 de Abril e Paz da Festa do Avante!.

Valorização das forças de segurança interessa a profissionais e população

O PCP reiterou a sua solidariedade para com a luta que desenvolvem os profissionais da GNR e da PSP pelo «direito ao subsídio de risco e a valorização das suas funções, essenciais à tranquilidade e segurança da população». Em declaração proferida dia 19, no momento em que se desenvolvem várias acções reivindicativas,...

PCP solidário com trabalhadores da Lauak

Uma delegação do Partido, composta por Armindo Miranda, da Comissão Política do Comité Central (CC), e Eduardo Vieira, do CC, à qual se juntou o cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, esteve presente na acção de luta levada a cabo pelos trabalhadores da Lauak,...

Autoeuropa tem de negociar

O PCP apela à unidade e firmeza dos trabalhadores face à pressão da administração [da Autoeuropa, que deve regressar à mesa das negociações, e repudia a posição intransigente assumida, considerando-a demonstrativa do antagonismo dos interesses de classe entre patronato e trabalhadores. Em causa, explica-se no boletim da...

Faleceu Raul Costa

Faleceu, aos 93 anos de idade, Raul Martins da Costa, informou, dia 20, o Secretariado do Comité Central do PCP, numa nota em que manifesta «profunda mágoa e tristeza» pelo desaparecimento do «resistente antifascista e militante comunista, e transmite à sua companheira, filhos e restante...