Publicações clandestinas na Internet com o Avante! e O Militante
A partir de agora os leitores do Avante!, ao adquirirem o jornal, nas organizações, nos quiosques ou por assinatura, em papel ou digital, passam a ter acesso, em www.avante.pt, a todo o arquivo do Avante!. Este arquivo inclui as edições clandestinas, bem como um conjunto de publicações do Partido anteriores ao 25 de Abril, nomeadamente O Comunista, A Terra, O Camponês, O Marinheiro Vermelho e O Têxtil.
Também o arquivo de O Militante passa a estar inteiramente disponível aos leitores da revista, em www.omilitante.pcp.pt, juntando-se aos números que saíram depois da Revolução os números clandestinos. Terão igualmente acesso, tal como os leitores do Avante!, ao conjunto de publicações do Partido anteriores a Abril de 1974 acima mencionadas.
São mais de mil documentos e muitos milhares de artigos a retratar a intervenção do PCP e a luta dos trabalhadores e do povo pela democracia e pelo socialismo, documentos que lançam reivindicações, valorizam lutas, divulgam experiências de organização, elevam a preparação política e ideológica, constroem a unidade, apontam caminhos para o desenvolvimento económico do País. Documentos fundamentais para conhecer a história do PCP, mas também a história de Portugal no século XX.
Novas condições para assinantes
Os assinantes do Avante! e de O Militante em papel vão passar a ter também uma conta digital, associada à sua assinatura em papel. Receberão, por e-mail, as informações necessárias para a activação dessa conta. Funcionará da mesma forma que as assinaturas digitais, sendo a duração equivalente à da sua assinatura em papel.
Divulgar o Avante! e O Militante
Um leitor do Avante! na Internet pode partilhar um artigo, uma notícia, uma entrevista, uma reportagem com quem não subscreve a nossa edição online. Aqui deixamos uma solução, passo a passo.
1. Autenticar-se no site www.avante.pt com os dados da assinatura digital ou do jornal da semana em curso;
2. Abrir o texto, deslocar-se até ao final e clicar na «versão para impressão».
3. a) No caso de estar num telemóvel ou num tablet, pressione uns segundos sobre o texto, para depois escolher um excerto ou «seleccionar tudo». Toque na opção «copiar»; abra o e-mail, crie uma nova mensagem e pressione uns segundos no corpo da mensagem, até escolher a opção «colar»; preencha os restantes campos da mensagem (destinatário e assunto) e envie.
3. b) No caso de estar num computador, seleccione «imprimir» no menu do navegador (Firefox, Chrome, Edge ou outro) ou pressione em simultâneo as teclas «CTRL» e «P»; seleccione «guardar como PDF» e salve o ficheiro no computador. Crie uma nova mensagem no e-mail e coloque como anexo o ficheiro pdf que acabou de criar; preencha os restantes campos da mensagem (destinatário e assunto) e envie.
4. Como opção, para ajudar a promover a assinatura do Avante!, pode inserir esta ligação: «https://www.avante.pt/pt/?tpl=180».