PCP e Igreja de acordo na resposta à epidemia

O PCP valoriza a convergência com a Igreja «na preocupação com o agravamento da situação económica e social que afecta cada vez mais os trabalhadores – explorados, despedidos, com vínculo precário, imigrantes».

Igreja e PCP concordam na prioridade de vacinar, testar e reforçar o SNS

A convergência estende-se à situação que se vive nas «micro, pequenas e médias empresas, actividades culturais, desportivas, sociais e associativas e na defesa da urgência de o Estado apoiar devidamente estes sectores», bem como na implementação de «uma resposta à situação sanitária sustentada na ciência e focada na prioridade à vacinação de toda a população, que se impõe acelerar, na promoção da testagem em massa e da prevenção sistemática da epidemia e na valorização, defesa e melhoria da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde».

Em nota de imprensa divulgada dia 24, após um encontro realizado, a pedido do PCP, entre uma delegação integrada pelo Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, Armindo Miranda, da Comissão Política, e Carlos Gonçalves, da Comissão Central de Controlo, e o Presidente da Conferência Episcopal e Bispo de Setúbal, José Ornelas, o Partido sublinhou igual concordância de posições quanto à «proposta de medidas justas e prementes de dinamização e apoio à retoma da economia e à produção nacional, com uma grande centralidade na defesa dos trabalhadores, dos seus salários e direitos, das prestações e apoios sociais, que têm de ser garantidos e valorizados, na salvaguarda das populações e dos seus interesses e direitos».

O Partido explica, além do mais, que «solicitou este encontro, o primeiro após o Bispo José Ornelas ter assumido a presidência da Conferência Episcopal, no quadro das relações institucionais que de há décadas mantém com a Igreja Católica, com o objectivo de aprofundar o diálogo e reflexão sobre os grandes problemas que preocupam os trabalhadores e as populações e de estudar contributos e propostas, no plano nacional e distrital, para caminhos convergentes de mais justiça, desenvolvimento e progresso social para o presente e o futuro do País».

No texto, o PCP também «valoriza a sua relação com a Igreja Católica e os católicos e releva a importância da sua persistência», lembrando, ainda, que «conta com muitos católicos nas suas fileiras e intervém em convergência com cristãos e outros crentes na vida política e social. O Partido acrescentou ainda que «formulou nos anos quarenta do século XX as suas orientações de princípio nesta matéria e na relação com a Igreja Católica e outras organizações religiosas, na base dos interesses de classe, da luta contra o fascismo e, depois de Abril, pela construção e defesa do regime democrático».

Daí a consideração de que «a troca de opiniões registada no encontro, muito mais que naturais diferenças de abordagem, revelou uma grande proximidade de posições e de intervenção com o Presidente da Conferência Episcopal Católica relativamente a problemas da maior relevância e actualidade na situação nacional».



Mais artigos de: PCP

Olhar transformador sobre o mundo e a vida

Com nova localização, que duplica a área de plateia, o Avanteatro privilegia este ano a expressão artística do teatro de rua. De resto, a qualidade de sempre e aquela inquietação de quem vive a transformar o mundo e a vida.

Publicações clandestinas na Internet com o Avante! e O Militante

A partir de agora os leitores do Avante!, ao adquirirem o jornal, nas organizações, nos quiosques ou por assinatura, em papel ou digital, passam a ter acesso, em www.avante.pt, a todo o arquivo do Avante!. Este arquivo inclui as edições clandestinas, bem como um conjunto de publicações do...

Desporto precisa de respostas

O PCP insiste na necessidade de respostas efectivas por parte das políticas públicas face à situação que o desporto está a viver. O alerta foi reiterado por Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido, que acompanhado de Patrícia Machado, de Comissão Política do Comité Central, e Alma...

Concelhia da Amadora reuniu XII Assembleia

«Reforçar o Partido, intervir, lutar, avançar» foi o lema da XII Assembleia da Organização Concelhia da Amadora (AOCA), que se realizou no dia 19 de Junho. Na reunião magna participaram Ricardo Costa, da Comissão Política do Comité Central, Gonçalo Tomé, do Secretariado e do Executivo da DORL e do CC, e Martinho...

«O Militante» está nas bancas

Encontra-se disponível nos centros de trabalho do PCP e em alguns quiosques e livreiros a edição de Julho/Agosto de «O Militante». Na revista bimestral do Partido, a abertura sublinha justamente a importância de valorizar esta publicação de reflexão e prática como «arma de luta». No plano da...