Utentes em defesa do Hospital dos Covões
Utentes e profissionais de saúde concentraram-se, no dia 23, na Praça da República, Coimbra, em defesa do Hospital Geral dos Covões. O protesto foi convocado pelo Movimento de Utentes de Serviços Públicos (MUSP) de Coimbra.
A acção contou com uma tribuna pública onde vários utentes e delegados sindicais expressaram preocupação com o processo de desmantelamento de serviços prestados pelo Hospital dos Covões que está em curso já há vários anos.
Num documento entregue à Administração de Saúde do Centro no dia 23, o MUSP refere o importante papel desempenhado pela unidade de saúde em causa durante a pandemia e apela à reversão da fusão dos Hospitais de Coimbra. Este processo tem provocado a constante sobrecarga dos Hospitais da Universidade de Coimbra e a deterioração das condições de trabalho dos profissionais de saúde e do serviço público prestado aos utentes daquela região.
Contratação de mais profissionais e a reabertura dos serviços encerrados também estão entre as reivindicações do Movimento.