PEV prepara eleições e projecta intervenção

O Partido Ecologista «Os Verdes» realizou no sábado, 26, em Lisboa, o Agir Local – 6.º Encontro de Autarcas e Activistas Verdes. Na segunda e na terça-feira, realizou as suas jornadas parlamentares.

A CDU é uma força autárquica indispensável, sublinha o PEV

Em debate no encontro do PEV estiveram diversas matérias relacionadas com as próximas eleições autárquicas, em que o partido concorre integrado na Coligação Democrática Unitária, reafirmada como uma «força autárquica imprescindível».

As formas de intervenção específicas dos candidatos, activistas e eleitos ecologistas e a rejeição da transferência de competências do Estado para as autarquias foram questões discutidas da parte da manhã. À tarde, o debate incidiu sobre questões programáticas, como o arvoredo em meio urbano, os transportes públicos e mobilidade ou o bem-estar animal. No encontro, que decorreu durante todo o dia na Casa do Alentejo, foi ainda aprovado o Manifesto Verde para as eleições autárquicas.

Na abertura dos trabalhos, a dirigente do PEV Cláudia Madeira, que é também eleita na Assembleia Municipal de Lisboa, realçou que «enquanto autarcas e activistas, enquanto ecologistas, devemos ser agentes da transformação, devemos ser a voz activa nas nossas cidades, vilas e aldeias».

Rogério Cassona, eleito do PEV em Sintra, realçou a necessidade de implementar políticas que «conduzam de facto a uma maior e necessária proximidade social». Já Manuela Cunha referiu-se à necessidade de os autarcas ecologistas se empenharem para que os planos de ordenamento tenham como principal preocupação a defesa da água, da biodiversidade, dos solos e do património.

José Luís Ferreira, que para além de deputado na Assembleia da República encabeça a lista da CDU à Assembleia Municipal do Barreiro, destacou a ligação às populações como marca distintiva da coligação que une comunistas e ecologistas: «no caso do aeroporto do Montijo, só as autarquias da CDU estiveram ao lado das populações», ao darem um parecer negativo àquela opção.

A deputada Mariana Silva, que é também candidata à Câmara Municipal de Guimarães, denunciou a descaracterização das cidades, que paulatinamente se transformam em cenários em que os turistas «são convidados a ver turistas», e apelou a que se pense as cidades «ecológica e socialmente mais sustentáveis». André Martins, actual presidente da Assembleia Municipal de Setúbal e candidato à presidência da Câmara Municipal, destacou a necessidade de manter na agenda política a exigência de regionalização.

No âmbito das suas jornadas parlamentares, o Partido Ecologista «Os Verdes» realizou um vasto conjunto de encontros e visitas nos concelhos de Alcochete, Almada, Setúbal e Sesimbra.

 

 



Mais artigos de: Nacional

Nova PAC é negativa para a Agricultura Familiar

A nova Política Agrícola Comum (PAC) é negativa para a Agricultura Familiar, para a pequena e média agricultura, para a produção nacional e para a soberania alimentar do País, acusa a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Personalidades lançam Apelo ao fim das sanções à Síria

Um conjunto de individualidades subscreve um Apelo ao fim das sanções à Síria, adoptadas unilateralmente, à margem das Nações Unidas, e que estão a agravar a situação da população daquele país, que enfrenta actualmente enormes dificuldades. Recorde-se que desde há dez anos, a Síria e o seu...

Solidariedade com Cuba em Lisboa

Realizou-se em Lisboa, no dia 23, uma concentração para reclamar o levantamento do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos EUA. A iniciativa, convocada pela Associação de Amizade Portugal-Cuba, CPPC e CGTP-IN, realizou-se no dia em que a Assembleia-geral das Nações...

Utentes em defesa do Hospital dos Covões

Utentes e profissionais de saúde concentraram-se, no dia 23, na Praça da República, Coimbra, em defesa do Hospital Geral dos Covões. O protesto foi convocado pelo Movimento de Utentes de Serviços Públicos (MUSP) de Coimbra. A acção contou com uma tribuna pública onde vários utentes e delegados sindicais expressaram...

Associação Gagárin evocou 1941

Sob o lema «Nos 80 anos da agressão nazi à URSS – defender a paz», a Associação Iúri Gagárin assinalou no domingo, dia 27, no Museu de Cerâmica de Sacavém (Loures), os 80 anos do início da invasão da URSS pela Alemanha nazi (22 de Junho de 1941) e também os 76 anos da Vitória da URSS e aliados na 2.ª Guerra Mundial. No...

Brasil

A «Campanha Nacional Fora Bolsonaro», que agrega diversas entidades, movimentos, partidos, frentes e coligações do Brasil, convocou acções para o próximo dia 3 de Julho, apelando a que povo brasileiro saia às ruas pelo impeachment de Bolsonaro, pela democracia e pela vida. Para Lisboa, o Núcleo do PT agendou, para o...