PEV prepara eleições e projecta intervenção
O Partido Ecologista «Os Verdes» realizou no sábado, 26, em Lisboa, o Agir Local – 6.º Encontro de Autarcas e Activistas Verdes. Na segunda e na terça-feira, realizou as suas jornadas parlamentares.
A CDU é uma força autárquica indispensável, sublinha o PEV
Em debate no encontro do PEV estiveram diversas matérias relacionadas com as próximas eleições autárquicas, em que o partido concorre integrado na Coligação Democrática Unitária, reafirmada como uma «força autárquica imprescindível».
As formas de intervenção específicas dos candidatos, activistas e eleitos ecologistas e a rejeição da transferência de competências do Estado para as autarquias foram questões discutidas da parte da manhã. À tarde, o debate incidiu sobre questões programáticas, como o arvoredo em meio urbano, os transportes públicos e mobilidade ou o bem-estar animal. No encontro, que decorreu durante todo o dia na Casa do Alentejo, foi ainda aprovado o Manifesto Verde para as eleições autárquicas.
Na abertura dos trabalhos, a dirigente do PEV Cláudia Madeira, que é também eleita na Assembleia Municipal de Lisboa, realçou que «enquanto autarcas e activistas, enquanto ecologistas, devemos ser agentes da transformação, devemos ser a voz activa nas nossas cidades, vilas e aldeias».
Rogério Cassona, eleito do PEV em Sintra, realçou a necessidade de implementar políticas que «conduzam de facto a uma maior e necessária proximidade social». Já Manuela Cunha referiu-se à necessidade de os autarcas ecologistas se empenharem para que os planos de ordenamento tenham como principal preocupação a defesa da água, da biodiversidade, dos solos e do património.
José Luís Ferreira, que para além de deputado na Assembleia da República encabeça a lista da CDU à Assembleia Municipal do Barreiro, destacou a ligação às populações como marca distintiva da coligação que une comunistas e ecologistas: «no caso do aeroporto do Montijo, só as autarquias da CDU estiveram ao lado das populações», ao darem um parecer negativo àquela opção.
A deputada Mariana Silva, que é também candidata à Câmara Municipal de Guimarães, denunciou a descaracterização das cidades, que paulatinamente se transformam em cenários em que os turistas «são convidados a ver turistas», e apelou a que se pense as cidades «ecológica e socialmente mais sustentáveis». André Martins, actual presidente da Assembleia Municipal de Setúbal e candidato à presidência da Câmara Municipal, destacou a necessidade de manter na agenda política a exigência de regionalização.
No âmbito das suas jornadas parlamentares, o Partido Ecologista «Os Verdes» realizou um vasto conjunto de encontros e visitas nos concelhos de Alcochete, Almada, Setúbal e Sesimbra.