Personalidades lançam Apelo ao fim das sanções à Síria

Um conjunto de individualidades subscreve um Apelo ao fim das sanções à Síria, adoptadas unilateralmente, à margem das Nações Unidas, e que estão a agravar a situação da população daquele país, que enfrenta actualmente enormes dificuldades.

Recorde-se que desde há dez anos, a Síria e o seu povo estão a ser vítimas de uma guerra que provocou morte, sofrimento e destruição, a que acrescem as consequências das sanções impostas pelos Estados Unidos da América e pela União Europeia, para além dos efeitos da situação de pandemia.

Os subscritores consideram que as sanções constituem uma forma de punição colectiva infligida a todo o povo sírio, que estão a mergulhar o país numa situação humanitária sem precedentes, negando às famílias, especialmente às mais vulneráveis, as suas necessidades básicas.

São primeiros subscritores do Apelo: Abílio Fernandes (economista), Agostinho Santos (jornalista, pintor e diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia), Alfredo Maia (jornalista), Ana Maria Guedes de Almeida e Silva (professora universitária aposentada), Carla Maria Matos Nóbrega (engenheira), Deolinda Machado (dirigente da Liga Operária Católica), Dom Duarte de Bragança, Dom Januário Torgal Ferreira (bispo emérito das Forças Armadas e Segurança), Fausto Neves (pianista e professor), Fernando Nobre (presidente da AMI), Frederico Gama Carvalho (investigador coordenador aposentado), Ilda Figueiredo (autarca e presidente da Direcção Nacional do CPPC), Isabel Camarinha (Secretária-Geral da CGTP-IN), Joaquim Santos (presidente da Câmara Municipal do Seixal), Jorge Cadima (professor universitário), Jorge Ribeiro (jornalista), José António Gomes (escritor), José Fernando Pinharanda (engenheiro de Minas reformado), José Goulão (jornalista), José Luís de Sousa Neves (engenheiro), Manuel Loff (professor universitário), Maria das Dores Meira (presidente da Câmara Municipal de Setúbal) Mourad Bezzeghoud (professor universitário), Mouhaydine Tlemçani (professor universitário), Nuno Rombert Pinhão (físico e investigador), Rui Manuel Soares Dias (professor universitário), Rui Namorado Rosa (professor emérito), Valter Hugo Mãe (escritor), Vítor Pinto (engenheiro).





Mais artigos de: Nacional

PEV prepara eleições e projecta intervenção

O Partido Ecologista «Os Verdes» realizou no sábado, 26, em Lisboa, o Agir Local – 6.º Encontro de Autarcas e Activistas Verdes. Na segunda e na terça-feira, realizou as suas jornadas parlamentares.

Nova PAC é negativa para a Agricultura Familiar

A nova Política Agrícola Comum (PAC) é negativa para a Agricultura Familiar, para a pequena e média agricultura, para a produção nacional e para a soberania alimentar do País, acusa a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Solidariedade com Cuba em Lisboa

Realizou-se em Lisboa, no dia 23, uma concentração para reclamar o levantamento do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos EUA. A iniciativa, convocada pela Associação de Amizade Portugal-Cuba, CPPC e CGTP-IN, realizou-se no dia em que a Assembleia-geral das Nações...

Utentes em defesa do Hospital dos Covões

Utentes e profissionais de saúde concentraram-se, no dia 23, na Praça da República, Coimbra, em defesa do Hospital Geral dos Covões. O protesto foi convocado pelo Movimento de Utentes de Serviços Públicos (MUSP) de Coimbra. A acção contou com uma tribuna pública onde vários utentes e delegados sindicais expressaram...

Associação Gagárin evocou 1941

Sob o lema «Nos 80 anos da agressão nazi à URSS – defender a paz», a Associação Iúri Gagárin assinalou no domingo, dia 27, no Museu de Cerâmica de Sacavém (Loures), os 80 anos do início da invasão da URSS pela Alemanha nazi (22 de Junho de 1941) e também os 76 anos da Vitória da URSS e aliados na 2.ª Guerra Mundial. No...

Brasil

A «Campanha Nacional Fora Bolsonaro», que agrega diversas entidades, movimentos, partidos, frentes e coligações do Brasil, convocou acções para o próximo dia 3 de Julho, apelando a que povo brasileiro saia às ruas pelo impeachment de Bolsonaro, pela democracia e pela vida. Para Lisboa, o Núcleo do PT agendou, para o...