CDU: pelo direito à cidade!

João Ferreira (Membro da Comissão Política)

No seu Lisboa, Livro de Bordo, José Cardoso Pires deixou um aviso à navegação, uma espécie de lembrete, que bem podia ser dirigido aos sucessivos ocupantes dos Paços do Concelho da capital: «isto aqui não é só luz e rio...».

Lisboa, como outras grandes cidades, é uma expressão concentrada da luta de classes. As contradições que a percorrem deixam marcas visíveis no espaço urbano – feito de luz e sombras, do rio e do resto, de amplas avenidas e de arrevesadas traseiras onde os turistas nunca chegaram.

Nos últimos vinte anos, Lisboa não conheceu gestão municipal que não fosse ou do PSD e do CDS ou do PS. No atual mandato, o PS contou com o apoio do BE.

Duas décadas transcorridas, consolidou-se um modelo de cidade neoliberal. A ausência de planeamento e a liberalização dos usos do solo acentuaram a voragem da especulação imobiliária. A cidade tornou-se mais apetecível para o grande capital, nacional e estrangeiro. As classes e camadas populares viram reduzido o seu espaço. Progrediu a apropriação privada do espaço público. O direito à habitação foi convertido em privilégio. Acentuou-se a pendularidade: diariamente, centenas de milhares de pessoas entram na cidade para trabalhar e saem para dormir.

Na visão capitalista, a cidade, o seu solo e as infra-estruturas urbanas são factores na formação do lucro. Um bairro «social» é uma reserva de força de trabalho, que se quer repleta e disponível, com o menor custo possível. O transporte público serve, fundamentalmente, para assegurar a chegada ao local de trabalho e o regresso a casa, com o menor custo possível. Os serviços públicos (de saúde, educação e outros), normalmente subdimensionados, são parte da resposta às exigências colocadas pelo processo de reprodução da força de trabalho. Sempre com o menor custo possível associado.

A cidade assim moldada produz uma dilacerante segregação social, com desigualdades gritantes na fruição dos benefícios do viver colectivo.

Ora, em grande medida, esta é a cidade que temos, muito distante da cidade que queremos. A CDU é a força de que o povo de Lisboa dispõe para vencer esta distância.

 

Construir a cidade desejada

Com confiança e determinação, é possível lançar mãos à construção da cidade desejada!

Uma cidade com um planeamento urbanístico democrático, participado e transparente, que qualifique e valorize o espaço público e a vida nos bairros, fazendo prevalecer o interesse público sobre os interesses privados e as negociatas.

Uma cidade com habitação a custos acessíveis, que atraia população residente; com uma vida económica diversificada, que estimule a criação de emprego, de qualidade e com direitos; com transportes públicos rápidos, cómodos, frequentes, seguros e tendencialmente gratuitos; com um ambiente de qualidade, reduzindo a poluição, nas suas variadas formas, assegurando uma melhor qualidade do ar e menos ruído, com mais espaços verdes abertos à fruição da população.

Uma cidade que faz da criação e fruição culturais um direito de todos, e não um adorno para consumo selecto de poucos, numa área restrita da cidade; que incentiva e valoriza o movimento associativo de base popular; que democratiza a prática do desporto e da actividade física, como componente essencial de bem-estar, de realização pessoal e de promoção da saúde.

Uma cidade aberta ao país e ao mundo, inclusiva, que combata as exclusões e todas as discriminações.

A CDU é e será um espaço de convergência, de tantos quantos aspirem a esta mudança!

Como afirmámos no momento da apresentação da candidatura da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa: «Foi o povo quem fez de Lisboa o palco da hora que libertou um País. O povo quem, para sempre, há de fazer dela a cidade de Abril. Será também o povo a empreender as transformações necessárias para fazer de Lisboa uma cidade viva, justa, bela e democrática. Uma cidade onde o espaço público, o trabalho, a habitação, os transportes, o ambiente, a saúde, a educação, a cultura e o lazer se conjugam de forma harmoniosa para assegurar o bem-estar de todos. É de tudo isto que se faz o direito à cidade!».

Vamos a isto!




Mais artigos de: Opinião

A «Tour» de Von Der Leyen

Uma «tour» aos 27 Estados membros da União Europeia para «anunciar» a «luz verde» da Comissão Europeia aos «Planos de Recuperação e Resiliência» apresentados por cada um deles à Comissão. Parece uma caricatura, mas não é … A Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, decidiu que iria pessoalmente a cada um...

Altice: os trabalhadores como arma de arremesso

Para os accionistas da francesa Altice, a quem venderam a Portugal Telecom, não basta ver crescer os seus lucros (2,12 mil milhões de euros em 2020) como aconteceu neste sector - venda de serviços de telefone, internet e TV – ao longo da epidemia. Para os donos daquela que outrora foi a maior empresa portuguesa, os...

A culpa do Ministro

Aconteceu recentemente mais um lamentável acidente numa auto-estrada portuguesa. Um carro atropelou mortalmente um trabalhador que executava operações de manutenção da via. Ao contrário do que é costume, a notícia teve destaque nacional. Não porque tenha morrido um trabalhador, mas porque sentado no carro estava um...

Retribuir

Quando estas linhas foram escritas não era ainda conhecido o desfecho da votação de ontem, na Assembleia-geral das Nações Unidas, reclamando o levantamento do bloqueio norte-americano contra Cuba. Mas a julgar pelos resultados mais recentes, não será demasiado ousado prever um clamor massivo, quase unânime: 191 Estados a...

Sullivando

Dias após a cimeira entre Biden e Putin, o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, anuncia novas sanções contra a Rússia. Os pretextos são as já estafadas mentiras anti-russas: alegados ciberataques, alegadas interferências em eleições, o alegado envenenamento de Navalny. Salivando, Sullivan anuncia já...