Só o que não importa é notícia

Com o apro­ximar das elei­ções au­tár­quicas, as aten­ções me­diá­ticas têm-se vol­tado para estas. Não tanto para os pro­blemas lo­cais, para o tra­balho dos exe­cu­tivos mu­ni­ci­pais e de fre­guesia eleitos em 2017, para as as­pi­ra­ções de cada po­pu­lação, mas par­ti­cu­lar­mente para os anún­cios de can­di­datos, a es­pe­cu­lação em torno de acordos e de­sa­cordos, ou de ar­rufos in­tes­tinos neste ou na­quele con­celho.

Para além destas, ou­tras no­tí­cias foram apa­re­cendo, como é há­bito nestas al­turas: também não sobre o tra­balho au­tár­quico feito, nem se­quer sobre o que se propõe fazer, mas sobre anún­cios de in­ves­ti­mentos mi­li­o­ná­rios em con­ce­lhos onde os de­ci­sores me­diá­ticos de­cidem apostar. Disto foi exemplo a no­tícia re­cente de um pro­jecto para o con­celho de Al­mada, com um «in­ves­ti­mento de 800 mi­lhões de euros e cri­ação de 17 mil postos de tra­balho», dando voz à ac­tual pre­si­dente da Câ­mara. Apesar da vi­si­bi­li­dade con­se­guida, e do si­len­ci­a­mento dos in­te­resses es­pe­cu­la­tivos e imo­bi­liá­rios que lhe es­ta­riam sub­ja­centes, tudo não pas­sará de mais uma pro­messa como tantas ou­tras que apa­recem em vés­pera de elei­ções.

A eleição para a Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa, pela cen­tra­li­dade que as­sume e por se terem vindo a apre­sentar grande parte das can­di­da­turas es­pe­radas, tem me­re­cido par­ti­cular atenção. O anúncio de João Fer­reira como can­di­dato da CDU, esta se­gunda-feira, foi am­pla­mente no­ti­ciada, é ver­dade. Mas os termos com que foi tra­tada, não apenas nos es­paços no­ti­ci­osos mas par­ti­cu­lar­mente pelos co­men­ta­dores de ser­viço, con­tras­taram, com raras ex­cep­ções, com os ras­gados elo­gios sur­gidos a pro­pó­sito do anúncio de Carlos Mo­edas como can­di­dato do PSD e do CDS.

Da grelha pre­con­cei­tuosa res­salta: a afir­mação de que o PCP «não tem ou­tros qua­dros», por apre­sentar al­guém que é de­pu­tado no Par­la­mento Eu­ropeu, ac­tual ve­re­ador e can­di­dato nas úl­timas pre­si­den­ciais. Já o facto de Mo­edas ter aju­dado a re­digir o Pacto de Agressão com a troika, em 2011, em nome do PSD – e de­pois ter aju­dado a exe­cutá-lo como Se­cre­tário de Es­tado – é apre­sen­tado como fac­tores que va­lo­rizam o seu cur­rí­culo (sem es­quecer a pos­te­rior pro­moção à Co­missão Eu­ro­peia, na época das ame­aças de san­ções a Por­tugal); ou o re­curso aos re­sul­tados elei­to­rais das úl­timas elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu e, par­ti­cu­lar­mente, nas pre­si­den­ciais, para tentar me­no­rizar a força da CDU em Lisboa. Já se adi­vi­nham novas ma­no­bras para pro­curar afastar as can­di­da­turas da CDU do es­paço me­diá­tico, não a partir do único ele­mento ob­jec­tivo para medir a força elei­toral de cada can­di­da­tura – os re­sul­tados das úl­timas elei­ções au­tár­quicas – mas aqueles que me­lhor ser­virem ao ob­jec­tivo.

À me­dida que o pe­ríodo elei­toral se for apro­xi­mando é de es­perar que estes pri­meiros si­nais se mul­ti­pli­quem no sen­tido de, ao mesmo tempo que se pro­movem ou­tros, di­mi­nuir, es­conder ou mesmo de­ne­grir os eleitos, as can­di­da­turas e o pro­jecto au­tár­quico da CDU – com provas dadas, seja em mai­oria ou mi­noria, de tra­balho, ho­nes­ti­dade e com­pe­tência ao ser­viço das po­pu­la­ções.

Face a isto, sem nunca deixar de de­nun­ciar as ex­clu­sões, ma­ni­pu­la­ções e men­tiras de que formos alvo, as­sume uma im­por­tância cres­cente que cada can­di­dato e ac­ti­vista leve a todos a men­sagem e o pro­jecto da CDU.



Mais artigos de: PCP

Mil lutas para travar pelos direitos da juventude

Je­ró­nimo de Sousa marcou pre­sença no do­mingo, 28, na acção da JCP evo­ca­tiva do Dia Na­ci­onal da Ju­ven­tude, onde se re­alçou al­gumas das «mil lutas no ca­minho de Abril» em que estão en­vol­vidos os jo­vens co­mu­nistas.

Reforçar o SNS é responder aos problemas do País

O PCP ouviu vá­rios pro­fis­si­o­nais de saúde no en­contro «Re­forçar o SNS, com­bater a COVID-19 – ga­rantir o acesso à saúde», re­a­li­zado no dia 26 no Centro de Tra­balho Vi­tória, em Lisboa, no qual par­ti­cipou Je­ró­nimo de Sousa.

PCP exige Palestina livre e independente

As­si­na­lando, an­te­ontem, o Dia da Terra, o PCP re­a­firmou a sua so­li­da­ri­e­dade ao povo pa­les­ti­niano e à sua luta he­róica contra a ocu­pação e pela con­cre­ti­zação dos seus di­reitos na­ci­o­nais.

Novo banco não pode continuar a ser um «buraco sem fundo»

O pe­dido de nova in­jecção de ca­pital por parte da ad­mi­nis­tração do Novo Banco (NB) re­força a razão do PCP, que desde 2014 con­si­dera que o Es­tado não pode co­brir pre­juízos sem que a ins­ti­tuição seja na­ci­o­na­li­zada.

Aeroporto de Beja é activo a aproveitar

Pela sua po­sição es­tra­té­gica entre Lisboa e o Al­garve, o Ae­ro­porto de Beja tem po­ten­ci­a­li­dades que im­porta co­locar ao ser­viço do de­sen­vol­vi­mento do País, su­blinha a Di­recção Re­gi­onal do Alen­tejo (DRA) do PCP.

João Pimenta Lopes substitui João Ferreira

João Ferreira, que exerce funções como deputado no Parlamento Europeu (PE), desde o mandato iniciado em 2009, será substituído, a partir de Julho, por João Pimenta Lopes, também candidato do PCP na lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, que se realizaram em 2019. Segundo uma nota...

«O PCP e o 25 de Abril»

Realizou-se anteontem, ao final da tarde, no Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, uma sessão intitulada «O PCP e o 25 de Abril». A iniciativa foi encerrada por Jerónimo de Sousa e, sob moderação de Jaime Toga, da Comissão Política do Comité Central do PCP, contou ainda com intervenções de...

Emissão filatélica do Centenário

Começou a circular desde ontem, 31 de Março, uma emissão filatélica alusiva ao Centenário do PCP. Composta por selos, um bloco e uma pagela, a iniciativa especial foi concebida pelos CTT por proposta e com a colaboração do Partido.  

Março de 1961: Álvaro Cunhal eleito Secretário-geral do PCP

A reunião do Comité Central de Março de 1961 constitui um momento marcante da história do PCP e da luta antifascista em Portugal. As orientações nela traçadas tiveram um profundo impacto na organização do Partido e na dinamização da luta popular, que teve um ponto alto logo em 1962: as manifestações do 1.º de Maio, a...

Apoios têm de ser desbloqueados

O PCP congratula-se com a «promulgação pelo Presidente da República das medidas de apoio social aprovadas pela Assembleia da República (AR), decorrentes das apreciações parlamentares agendadas pelo PCP». Em nota divulgada dia 29 pelo seu gabinete de imprensa, o Partido realça que «a realidade nacional tem confirmado a...

Bienal da Festa já arrancou

Encontra-se aberto o concurso da XXII Bienal da Festa do Avante!, podendo os interessados inscrever-se até 15 de Junho com desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, pinturas e vídeos, através do regulamento do certame, disponível na página da Festa do Avante!, ou contactando o endereço...