PCP exige Palestina livre e independente

Assinalando, anteontem, o Dia da Terra, o PCP reafirmou a sua solidariedade ao povo palestiniano e à sua luta heróica contra a ocupação e pela concretização dos seus direitos nacionais.

O Governo português deve condenar inequivocamente a ocupação

A constituição de um Estado da Palestina soberano, viável e independente nas fronteiras de 1967, com Jerusalém Leste como capital, e a solução da questão dos refugiados de acordo com as resoluções da ONU são, para os comunistas portugueses, direitos inalienáveis do povo palestiniano.

Na nota tornada pública no dia 30, o PCP expressa ainda a «exigência da libertação dos milhares de presos políticos palestinianos encarcerados nas prisões israelitas, incluindo crianças, dirigentes políticos e deputados eleitos do Conselho Legislativo Palestino, nomeadamente Khalida Jarrar, cuja prisão foi recentemente prorrogada, e que se encontram, em muitos casos, em detenção administrativa e submetidos a toda a série de violências e privações, incluindo a tortura».

Das autoridades portuguesas, o Partido reclama uma «política clara e coerente de defesa dos direitos do povo palestiniano, no respeito pelos imperativos constitucionais e pelas pertinentes resoluções da ONU que os consagram». Nesse sentido, acrescenta-se no comunicado, urge do Governo português uma «inequívoca condenação da política de ocupação israelita e dos seus crimes e o reconhecimento do Estado da Palestina, com Jerusalém-Leste como capital».

Apoio do imperialismo
A política de ocupação, colonização e repressão de Israel constitui uma flagrante violação dos direitos do povo palestiniano e do direito internacional, afirma o Partido, denunciando a «criminosa política que se insere na estratégia do imperialismo no Médio Oriente e que conta com o activo apoio dos EUA». A nova Administração norte-americana, presidida por Joe Biden, «reafirmou a decisão ilegal de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, assumindo como seu o nefasto e provocatório legado da Administração Trump», denuncia o PCP.

A conivência e cumplicidade da União Europeia é também denunciada. A UE, afirmando o apoio à solução de dois Estados, «contribui, pela sua acção e omissão, para o agravamento da política israelita de ocupação e colonização que visa impedir a concretização dos inalienáveis direitos nacionais do povo palestiniano», conclui o Partido.

 



Mais artigos de: PCP

Mil lutas para travar pelos direitos da juventude

Jerónimo de Sousa marcou presença no domingo, 28, na acção da JCP evocativa do Dia Nacional da Juventude, onde se realçou algumas das «mil lutas no caminho de Abril» em que estão envolvidos os jovens comunistas.

Reforçar o SNS é responder aos problemas do País

O PCP ouviu vários profissionais de saúde no encontro «Reforçar o SNS, combater a COVID-19 – garantir o acesso à saúde», realizado no dia 26 no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, no qual participou Jerónimo de Sousa.

Aeroporto de Beja é activo a aproveitar

Pela sua posição estratégica entre Lisboa e o Algarve, o Aeroporto de Beja tem potencialidades que importa colocar ao serviço do desenvolvimento do País, sublinha a Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP.

João Pimenta Lopes substitui João Ferreira

João Ferreira, que exerce funções como deputado no Parlamento Europeu (PE), desde o mandato iniciado em 2009, será substituído, a partir de Julho, por João Pimenta Lopes, também candidato do PCP na lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, que se realizaram em 2019. Segundo uma nota...

«O PCP e o 25 de Abril»

Realizou-se anteontem, ao final da tarde, no Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, uma sessão intitulada «O PCP e o 25 de Abril». A iniciativa foi encerrada por Jerónimo de Sousa e, sob moderação de Jaime Toga, da Comissão Política do Comité Central do PCP, contou ainda com intervenções de...

Emissão filatélica do Centenário

Começou a circular desde ontem, 31 de Março, uma emissão filatélica alusiva ao Centenário do PCP. Composta por selos, um bloco e uma pagela, a iniciativa especial foi concebida pelos CTT por proposta e com a colaboração do Partido.  

Março de 1961: Álvaro Cunhal eleito Secretário-geral do PCP

A reunião do Comité Central de Março de 1961 constitui um momento marcante da história do PCP e da luta antifascista em Portugal. As orientações nela traçadas tiveram um profundo impacto na organização do Partido e na dinamização da luta popular, que teve um ponto alto logo em 1962: as manifestações do 1.º de Maio, a...

Apoios têm de ser desbloqueados

O PCP congratula-se com a «promulgação pelo Presidente da República das medidas de apoio social aprovadas pela Assembleia da República (AR), decorrentes das apreciações parlamentares agendadas pelo PCP». Em nota divulgada dia 29 pelo seu gabinete de imprensa, o Partido realça que «a realidade nacional tem confirmado a...

Bienal da Festa já arrancou

Encontra-se aberto o concurso da XXII Bienal da Festa do Avante!, podendo os interessados inscrever-se até 15 de Junho com desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, pinturas e vídeos, através do regulamento do certame, disponível na página da Festa do Avante!, ou contactando o endereço...

Só o que não importa é notícia

Com o aproximar das eleições autárquicas, as atenções mediáticas têm-se voltado para estas. Não tanto para os problemas locais, para o trabalho dos executivos municipais e de freguesia eleitos em 2017, para as aspirações de cada população, mas particularmente para os anúncios de candidatos, a especulação em torno de...