Centenário do PCP comemorado com os trabalhadores

RAÍZES O Partido da classe operária e de todos os trabalhadores vai assinalar o dia em que perfaz 100 anos com a distribuição de um folheto junto das empresas e serviços que no sábado estão a laborar.

As comemorações são fortemente ligadas à vida e à luta de hoje

Este será, na manhã de dia 6, o ponto alto de uma acção de contacto com os trabalhadores e a população, desenvolvida durante toda a semana e da qual publicamos algumas fotos.

Compromisso de sempre

Também desta forma, o PCP reafirma o seu compromisso de sempre com os trabalhadores, seja nas lutas pela resolução dos problemas com que se confrontam todos os dias, seja no combate para realizar um projecto de transformação da sociedade, que é indissociável dos interesses dos trabalhadores e da sua aspiração a uma vida melhor, com a libertação de todas as formas de exploração e opressão.

Obra da classe operária e dos trabalhadores portugueses, o PCP é legítimo herdeiro e continuador das melhores tradições de luta e das realizações progressistas e revolucionárias do povo.

Para o PCP, as comemorações do Centenário são indissociáveis da sua intervenção e da acção de reforço do Partido esão fortemente ligadas à vida, aos problemas, aos anseios e às reivindicações actuais dos trabalhadores e do povo.

O PCP faz do seu centenário uma jornada de unidade, de mobilização e de luta, para exigir a resolução dos problemas com que os trabalhadores, o povo e o País se confrontam.

Esta é também uma jornada de afirmação da alternativa, do ideal e do projecto libertador que anima milhões de trabalhadores, comunistas e outros democratas em todo o Mundo e que teve um grande impulso com a Revolução de Outubro de 1917, na Rússia, a qual inspirou e estimulou as lutas operárias e a criação de partidos comunistas em vários países.

Sob esse impacto internacional, num clima de ascenso revolucionário, a fundação do PCP correspondeu a uma necessidade histórica da classe operária portuguesa e reflectiu a evolução do movimento operário no País.

Nestas celebrações do centenário da sua fundação, o PCP afirma a sua indissolúvel ligação à classe operária, a todos os trabalhadores e às massas populares. Esta é a raiz fundamental da sua força, da sua influência e do seu prestígio.




Mais artigos de: PCP

Inevitável chumbo do Montijo

Reagindo à decisão da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) que, «em cumprimento das disposições legais aplicáveis, deliberou indeferir liminarmente o pedido de apreciação prévia de viabilidade de construção do Aeroporto Complementar no Montijo, apresentado pela ANA», o PCP considerou que esta «era uma decisão...

Évora prepara autárquicas

A Direcção da Organização Regional de Évora do PCP realizou, sábado, 20, em Mora, uma reunião com cerca de 50 quadros da CDU para preparar as eleições autárquicas no distrito. A reunião contou com a presença de Patrícia Machado e João Dias Coelho, da Comissão Política, tendo este último, na...

Baixa de Coimbra carece de vida

O «coração» da cidade de Coimbra não pode continuar reduzida a um «adereço», alerta a Comissão Concelhia do PCP, que considera que a actual situação de desertificação, agravada pelos efeitos do surto epidémico, decorre da baixa ter sido empurrada para a dependência do turismo. Os moradores foram sendo afastados, como...