100 Anos de Luta apresentado no Porto
Depois de Lisboa, foi a vez do Porto acolher uma sessão de apresentação do livro 100 Anos de Luta. Mais de 50 pessoas participaram na iniciativa, que teve lugar no Centro de Trabalho da Boavista. Rui Mota, das Edições Avante!, a quem coube apresentar a obra, integrou a sua edição e aquela sessão no âmbito das comemorações do Centenário do PCP, referindo a importância documental do livro e os seus conteúdos: a estrutura, a preocupação de síntese, as centenas de imagens, entre fotografias e documentos, o projecto do Partido e a sua história heróica de 100 anos.
Abordou-se muitos dos aspectos fundamentais dessa história centenária, da fundação à actualidade, passando pela clandestinidade, a reorganização, os primeiros congressos, o trabalho unitário, a solidariedade internacionalista, a Revolução de Abril, momento maior da luta do povo português e do Partido, a resistência, a luta organizada, a teoria e a prática revolucionárias.
O livro foi ainda assumido como ferramenta de grande utilidade para o contacto com outros, para informar e esclarecer, para vencer preconceitos e para mobilizar para a luta, apontando caminhos de futuro. Ancorado, sempre, no Programa do Partido, que propõe uma democracia avançada, parte integrante e constitutiva da luta pelo socialismo.