JCP prepara 12.º Congresso ligado à luta da juventude

INTERVIR Sob o lema «Mil lutas no caminho de Abril. Organizar. Transformar», a JCP vai realizar nos dias 15 e 16 de Maio, no Ateneu Artístico Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, o seu 12.º Congresso.

Desenvolver a luta da juventude

O Congresso é o órgão máximo da JCP e constitui, em todas as suas dimensões, o momento alto da vida da JCP e da juventude portuguesa. «A preparação e construção do 12.º Congresso é parte integrante das mil lutas que temos pela frente e quem se junta é mais uma alavanca, é mais um ponto de apoio nas escolas, nas empresas ou no bairro. Organiza-te para transformar», apela a JCP, sublinhando que a participação na «construção do Congresso» é dar «um contributo fundamental para o desenvolvimento da luta da juventude em torno dos seus problemas concretos, para a linha e orientação, para a acção dos jovens comunistas em Portugal».

Entretanto, a Direcção Nacional da JCP aprovou, no dia 30 de Janeiro, o Projecto de Resolução Política do Congresso, um «valioso instrumento de análise sobre os problemas com que o País e a juventude estão confrontados e de reflexão sobre a intervenção» dos jovens comunistas nos últimos quatro anos.

Exige-se, agora, «o contributo e empenho de todos os militantes» da JCP, tendo em conta que «a partir da discussão em cada colectivo e organização, não dispensando a contribuição individual, as reflexões, opiniões e propostas dos camaradas são imprescindíveis para o enriquecimento do documento». «A discussão deste documento é a discussão dos problemas da juventude, da sua vida, dos seus anseios e preocupações, é a discussão sobre caminhos a trilhar para o reforço da JCP e da luta, pelo que se alarga o apelo ao desenvolvimento de outros jovens que, não sendo militantes da JCP, connosco lutam diariamente», afirmam os jovens comunistas, concluindo: «Com o empenho, a alegria e camaradagem de todos, construímos as mil lutas no caminho de Abril!».

Encontros Regionais
No sábado, 20, o Centro de Trabalho de Setúbal do PCP acolheu o 16.º Encontro Regional de Setúbal da JCP. Durante toda a tarde, os jovens comunistas fizeram o balanço da actividade da JCP desde o último encontro e definiram as linhas de trabalho e intervenção para os próximos anos.

No próximo sábado, 27, no Mercado de Culturas, Arroios, realiza-se o 19.º Encontro Regional de Lisboa. A JCP propõe-se chegar a este Encontro com «ainda mais militantes, mais jovens organizados, mais colectivos da JCP e consequentemente mais força, a força da juventude».

 



Mais artigos de: Nacional

MDM comemora Dia Internacional da Mulher

SOCIEDADE O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai assinalar o Dia Internacional da Mulher em 2021 sob o lema «Não há desculpa para retrocessos. Viver direitos, vencer violências».

Água mais cara nos municípios onde foi privatizada

AMBIENTE O Partido Ecologista «Os Verdes» questionou o Governo sobre o aumento do custo da água em municípios onde foi privatizada. Em Ponte de Lima, a CDU exigiu que a gestão da água volte para o domínio dos municípios.

CNA debate importância da Agricultura Familiar

SOBERANIA Amanhã, 26 de Fevereiro, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), no seu 43.º aniversário, promove um debate online intitulado «Fortalecer a Agricultura Familiar com estatuto e com direitos».

CPPC e CGTP-IN preparam Encontro pela Paz

Uma delegação da Direcção Nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), composta por Ilda Figueiredo, Filipe Ferreira, Carlos Carvalho e Joaquim Mesquita, esteve reunida, no dia 18 de Fevereiro, na sede da CGTP-IN, com Isabel Camarinha e João Barreiros, respectivamente,...

Pelo reconhecimento do Estado da Palestina!

Correspondendo a uma iniciativa do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), dezenas de personalidades dos mais variados sectores da vida portuguesa – entre os quais professores, sindicalistas, homens e mulheres da cultura, juristas, dirigentes...