Audição na AR sobre gestão democrática nas escolas

Re­a­lizou-se an­te­ontem na AR, a re­que­ri­mento do PCP, uma au­dição pú­blica sobre o re­gime de au­to­nomia e gestão dos es­ta­be­le­ci­mentos pú­blicos de edu­cação pré-es­colar e dos en­sino bá­sico e se­cun­dário.

Esta ini­ci­a­tiva, que contou com a pre­sença de re­pre­sen­tantes de sin­di­catos e de as­so­ci­a­ções de di­rec­tores e de pais – par­ti­ci­pação que o PCP va­lo­riza -, surge na sequência da apre­sen­tação de um pro­jecto de lei da sua au­toria sobre aquela ma­téria no qual se es­ta­be­lece um con­junto de me­didas no sen­tido da de­fesa e apro­fun­da­mento da gestão de­mo­crá­tica na­queles es­ta­be­le­ci­mentos de en­sino.

Di­ploma este que, em sín­tese, como su­bli­nhou a de­pu­tada co­mu­nista Ana Mes­quita, «visa va­lo­rizar a es­cola pú­blica, pro­mover o su­cesso es­colar e tornar os ór­gãos de di­recção e gestão ver­da­deiros ele­mentos de mo­der­ni­zação pe­da­gó­gica e de au­to­nomia da es­cola para a re­a­li­zação de um pro­jecto edu­ca­tivo pró­prio».

Nele se prevê a eleição de todos os mem­bros dos ór­gãos de di­recção e gestão das es­colas, bem como a ne­ces­sária con­ci­li­ação da in­ter­venção da co­mu­ni­dade, de­sig­na­da­mente pais e au­tar­quias, com a in­dis­pen­sável au­to­nomia da es­cola.

O di­ploma res­peita a im­por­tância da par­ti­ci­pação dos es­tu­dantes e dos pais na vida da es­cola, pre­vendo-a num órgão de di­recção es­tra­té­gica e cri­ando me­ca­nismos para a aus­cul­tação das suas opi­niões.

Des­taque ainda para a cri­ação de múl­ti­plos me­ca­nismos com vista a as­se­gurar um diá­logo per­ma­nente a nível da di­recção e gestão entre todos os corpos da es­cola e entre estes e a co­mu­ni­dade.

Re­for­çada é, por outro lado, a im­por­tância do con­selho pe­da­gó­gico, atri­buindo-lhe ver­da­dei­ra­mente a di­recção pe­da­gó­gica e edu­ca­tiva e con­fe­rindo-lhe uma es­tru­tura su­fi­ci­en­te­mente ma­leável.

Em suma, com este di­ploma, como foi dito, o PCP dá um con­tri­buto para «en­con­trar so­lu­ções de di­recção e gestão das es­colas que res­peitem os va­lores de­mo­crá­ticos ins­critos na Cons­ti­tuição e na Lei de Bases do Sis­tema Edu­ca­tivo».




Mais artigos de: Assembleia da República

Propostas que respondem às dificuldades

As propostas do PCP não se esgotaram na questão da assistência às famílias quando têm filhos a cargo. Face à insuficiente ou mesmo falta de resposta do Governo na legislação que publicou, o PCP propôs ainda um conjunto de outras medidas com incidência noutras importantes áreas. Dadas a...

Apoios aos trabalhadores da cultura têm de chegar a todos os que precisam

A adopção de medidas de apoio extraordinário no âmbito cultural e artístico, preconizada em projecto de lei do PCP, foi rejeitada no Parlamento pelos votos contra do PS, com a abstenção de PSD, CDS e IL. A motivar a apresentação desta iniciativa legislativa, que esteve em debate e votação faz hoje oito dias, tendo...