Equador: Andrés Arauz disputará segunda volta nas presidenciais

l (u)

ELEIÇÕES No Equador, o can­di­dato pro­gres­sista An­drés Arauz, da União para a Es­pe­rança (UNES) ter­minou à frente na pri­meira volta das elei­ções pre­si­den­ciais. Dis­pu­tará a se­gunda ronda, a 11 de Abril, contra Yaku Pérez ou Guil­lermo Lasso.

Can­di­dato pro­gres­sista, da UNES, ter­minou à frente na pri­meira ronda

Lusa


No Equador, o can­di­dato pre­si­den­cial pro­gres­sista An­drés Arauz, do mo­vi­mento União para a Es­pe­rança (UNES) – que in­tegra o Mo­vi­mento Re­vo­lução Ci­dadã e o Par­tido Co­mu­nista do Equador –, ter­minou à frente na pri­meira volta das elei­ções de do­mingo, 7. Fa­zendo dupla com Carlos Ra­bas­call, can­di­dato a vice-pre­si­dente, Arauz ob­teve mais de 32% dos votos e dis­pu­tará a se­gunda volta elei­toral a 11 de Abril.

Quatro dias de­pois da vo­tação, não havia ainda a cer­teza de quem seria o ad­ver­sário de Arauz na se­gunda ronda. Yaku Pérez, do par­tido Pa­cha­kutik, braço po­lí­tico da Con­fe­de­ração de Povos e Na­ci­o­na­li­dades In­dí­genas, e Guil­lermo Lasso, ban­queiro, do mo­vi­mento di­rei­tista CREO, es­tavam «tec­ni­ca­mente em­pa­tados», se­pa­rados por poucos votos, que davam a Pérez uma «li­geira van­tagem» (19,87%) contra 19,59% de Lasso.

Tanto Pérez como Lasso de­cla­raram An­drés Arauz, apoiado pelo an­tigo pre­si­dente Ra­fael Correa, o ad­ver­sário prin­cipal.

Na quarta-feira, 10, o Con­selho Na­ci­onal Elei­toral pros­se­guia a re­visão de mais de duas mil actas elei­to­rais em que foram en­con­tradas «in­con­sis­tên­cias». Pro­metia o anúncio dos re­sul­tados «para as pró­ximas 24, 48 ou 72 horas», tudo de­pen­dendo do avanço do es­cru­tínio nas pro­vín­cias.

Nestas elei­ções, os elei­tores equa­to­ri­anos foram às urnas es­co­lher os pró­ximos pre­si­dente e vice-pre­si­dente da Re­pú­blica, os 137 mem­bros da As­sem­bleia Na­ci­onal e cinco par­la­men­tares an­dinos. Se­gundo dados avan­çados pela im­prensa equa­to­riana, a UNES ob­teve uma mai­oria re­la­tiva no par­la­mento, com 31,67% dos votos, se­guida do Pa­cha­kutik (17,38%), Es­querda De­mo­crá­tica (12,23%) e CREO (9,69%).

Já de­pois de co­nhe­cida a sua vi­tória na pri­meira volta das elei­ções pre­si­den­ciais, An­drés Arauz apelou à uni­dade em torno da sua can­di­da­tura, pelo fu­turo do Equador.

Fa­lando na sede de cam­panha da UNES, em Quito, Arauz con­si­derou que os re­sul­tados de 7 de Fe­ve­reiro mos­tram que a mai­oria dos elei­tores re­jeita o ca­minho do ne­o­li­be­ra­lismo e da «ban­co­cracia» em des­favor do povo.

Face à in­cer­teza quanto aos re­sul­tados para o se­gundo lugar nas pre­si­den­ciais, instou os ac­tores po­lí­ticos a ter pa­ci­ência e a es­perar em paz a re­so­lução das ques­tões elei­to­rais.



Mais artigos de: Internacional

Cuba exige fim do bloqueio imposto pelos EUA

CRIME O blo­queio im­posto pelos EUA a Cuba co­meçou há 59 anos. A ilha «re­siste e confia que o crime ces­sará um dia», as­se­gura o pre­si­dente Mi­guel Díaz-Cannel. Em Washington, se­na­dores de­mo­cratas apre­sen­taram um pro­jecto de lei para lhe pôr fim.

Rússia exige ao Ocidente respeito pela sua soberania

CAM­PANHA A Rússia instou os EUA e ou­tros países do Oci­dente a res­peitar o di­reito dos Es­tados so­be­ranos a de­cidir os seus as­suntos in­ternos. Mos­covo de­nuncia uma cam­panha anti-russa da NATO e da União Eu­ro­peia.

China e EUA analisaram relações bilaterais

Responsáveis de alto nível da China e dos EUA abordaram os seus posicionamentos sobre os temas sensíveis nas relações bilaterais, no dia 6, no decorrer das primeiras conversações desde a chegada do presidente Joe Biden à Casa Branca. O director da Comissão dos Assuntos Exteriores do Partido Comunista da China, Yang...

Solidariedade do PCP com FMLN de El Salvador

O Partido Comunista Português enviou à Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) uma carta condenando os recentes actos violentos perpetrados contra membros daquela força política progressista de El Salvador. «Os criminosos atentados que causaram a morte de militantes da FMLN, assim como vários feridos, em...

África do Sul propõe Nobel da Paz para a Brigada Médica Cubana

O presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa, enalteceu a ajuda «desinteressada e inquebrantável» do governo e do povo de Cuba ao seu país e propôs o Prémio Nobel da Paz à Brigada Médica Cubana. Ao dirigir-se à nação, num discurso televisivo sobre o ajuste de medidas para prevenir e combater a COVID-19, o...

União Africana: pandemia e conflitos

A 34.ª Cimeira da União Africana (UA), que decorreu nos dias 6 e 7, por vídeo-conferência, abordou a resposta à crise sanitária no continente, a persistência de conflitos armados em África e a recuperação económica. Adoptando o lema «Arte, Cultura e Património: alavanca para construir a África que queremos», a...