África do Sul propõe Nobel da Paz para a Brigada Médica Cubana

O presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa, enalteceu a ajuda «desinteressada e inquebrantável» do governo e do povo de Cuba ao seu país e propôs o Prémio Nobel da Paz à Brigada Médica Cubana.

Ao dirigir-se à nação, num discurso televisivo sobre o ajuste de medidas para prevenir e combater a COVID-19, o dirigente sul-africano, que é também líder do histórico Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), dedicou palavras elogiosas à contribuição cubana na esfera da saúde.

Fiel à sua história, recordou Ramaphosa na sua intervenção, essa pequena nação insular demonstrou a sua solidariedade com os países mais afectados pela pandemia e enviou mais de 3700 médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde para diversos pontos do mundo para ajudar na luta contra a COVID-19.

Em reconhecimento desse esforço, revelou o presidente, o governo da África do Sul decidiu elaborar uma proposta no sentido de ser atribuído o Prémio Nobel da Paz 2021 ao Contingente Internacional Henry Reeve de Médicos Especializados em Situações de Desastres e Epidemias Graves.

Só em África, argumentou Ramaphosa, até finais de Novembro de 2020, a Brigada Médica Cubana tinha prestado assistência a muitos mulheres de  pessoas.

Actualmente, continuam activos grupos de pessoal cubano da saúde em muitos países, inclusivamente no país de Nelson Mandela, como destacou o presidente sul-africano, ao fazer referência ao contingente da Brigada Henry Reeve de mais de 200 elementos que desde Abril do ano passado estão na primeira linha do combate à Covid-19 na África do Sul.

Por isso, disse Ramaphosa, «estendemos o nosso mais sincero agradecimento ao povo de Cuba por esta grande demonstração de solidariedade e humanismo».


 



Mais artigos de: Internacional

Cuba exige fim do bloqueio imposto pelos EUA

CRIME O bloqueio imposto pelos EUA a Cuba começou há 59 anos. A ilha «resiste e confia que o crime cessará um dia», assegura o presidente Miguel Díaz-Cannel. Em Washington, senadores democratas apresentaram um projecto de lei para lhe pôr fim.

Rússia exige ao Ocidente respeito pela sua soberania

CAMPANHA A Rússia instou os EUA e outros países do Ocidente a respeitar o direito dos Estados soberanos a decidir os seus assuntos internos. Moscovo denuncia uma campanha anti-russa da NATO e da União Europeia.

China e EUA analisaram relações bilaterais

Responsáveis de alto nível da China e dos EUA abordaram os seus posicionamentos sobre os temas sensíveis nas relações bilaterais, no dia 6, no decorrer das primeiras conversações desde a chegada do presidente Joe Biden à Casa Branca. O director da Comissão dos Assuntos Exteriores do Partido Comunista da China, Yang...

Solidariedade do PCP com FMLN de El Salvador

O Partido Comunista Português enviou à Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) uma carta condenando os recentes actos violentos perpetrados contra membros daquela força política progressista de El Salvador. «Os criminosos atentados que causaram a morte de militantes da FMLN, assim como vários feridos, em...

União Africana: pandemia e conflitos

A 34.ª Cimeira da União Africana (UA), que decorreu nos dias 6 e 7, por vídeo-conferência, abordou a resposta à crise sanitária no continente, a persistência de conflitos armados em África e a recuperação económica. Adoptando o lema «Arte, Cultura e Património: alavanca para construir a África que queremos», a...