Pela escola a que aspira Fernão Ferro
Obteve a recente aprovação do Parlamento, com a abstenção do PS e os votos favoráveis de todas as outras bancadas, o projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a construção de uma escola básica (2.º e 3º ciclo) e secundária em Fernão Ferro, no Seixal. Iniciativas sobre a mesma matéria do PEV, BE, PAN,CDS e PSD tiveram também luz verde.
A construção destes estabelecimento é há muito uma necessidade desta freguesia – a carta educativa do município já a previa em 2004 -, enquanto resposta educativa para as suas crianças e jovens.
Não obstante esta necessidade estar há muito identificada, a verdade é que sucessivos governos do PSD, CDS e PS não tomaram as medidas necessárias para a concretizar, apesar de o município ter já disponibilizado o terreno, lembrou Paula Santos, anotando que a sua construção é «cada vez mais urgente».
O projecto de resolução do PCP o que faz, acompanhando a petição da iniciativa do Movimento de Cidadãos, é dar voz às reivindicações da autarquia, das populações, da comunidade educativa.
Paula Santos lembrou que esta freguesia tem características muito particulares, tendo tido uma evolução demográfica «extremamente positiva» com a fixação de população jovem, com filhos em idade escolar. Já o mesmo não se pode dizer da rede educativa, neste caso da responsabilidade do Governo, que não tem sido ampliada de molde a dar a resposta que se impunha e a garantir o direito à educação destas crianças e jovens.