EUA deslocaram tropas e drones militares para a Roménia

A Força Aérea dos Estados Unidos deslocou cerca de 90 militares e vários veículos aéreos não tripulados MQ-19 Reaper (drones) para uma base situada na cidade de Campia Turzii, na Roménia.

Segundo um comunicado daquele ramo das forças armadas norte-americanas, datado de 5 de Janeiro, esse envio de tropas e equipamentos militares permitirá levar a cabo missões de recolha de informações, vigilância e reconhecimento em apoio às operações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) naquele país europeu.

Além disso, segundo informa a agência Sputnik, os drones MQ-19 Reaper efectuarão missões «com liberdade de manobra» e serão integrados nas forças conjuntas da organização na região.

Na Roménia, os drones norte-americanos também poderão participar em exercícios «que garantam a inter-operacionalidade com os países aliados e associados» da NATO.

O posicionamento dos MQ-19 na referida «localização estratégica chave» envia «aos nossos adversários a mensagem de que podemos responder rapidamente a qualquer ameaça emergente», afirmou Jeff Harrigian, comandante da Força Aérea dos EUA na Europa e em África.

De acordo com os militares norte-americanos, o envio de tropas e drones militares foi plenamente coordenado com o governo da Roménia.




Mais artigos de: Internacional

Cuba repudia nova provocação da administração dos EUA

REPÚDIO A menos de 10 dias do final do mandato, a administração Trump voltou a incluir Cuba na lista dos Estados que «patrocinam o terrorismo». O governo de Havana repudiou a medida e vários países e personalidades solidarizaram-se com Cuba.

Novo parlamento venezuelano será epicentro do diálogo político

A Assembleia Nacional da Venezuela, com a sua nova composição, saída das eleições legislativas de 6 de Dezembro, tem hoje entre os seus principais objectivos erigir-se como epicentro do diálogo político no país, confirmou o presidente do parlamento, Jorge Rodríguez. Em entrevista concedida em Caracas, ao canal...

França quer tropas europeias no Sahel

O governo da França anunciou que vai «muito provavelmente» reduzir os efectivos da sua força militar Barkhane, que intervém há quase uma década em vários países do Sahel contra grupos jihadistas. No final de Dezembro e nos primeiros dias de Janeiro deste ano morreram, em duas operações militares, no Mali, mais cinco...