EUA deslocaram tropas e drones militares para a Roménia
A Força Aérea dos Estados Unidos deslocou cerca de 90 militares e vários veículos aéreos não tripulados MQ-19 Reaper (drones) para uma base situada na cidade de Campia Turzii, na Roménia.
Segundo um comunicado daquele ramo das forças armadas norte-americanas, datado de 5 de Janeiro, esse envio de tropas e equipamentos militares permitirá levar a cabo missões de recolha de informações, vigilância e reconhecimento em apoio às operações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) naquele país europeu.
Além disso, segundo informa a agência Sputnik, os drones MQ-19 Reaper efectuarão missões «com liberdade de manobra» e serão integrados nas forças conjuntas da organização na região.
Na Roménia, os drones norte-americanos também poderão participar em exercícios «que garantam a inter-operacionalidade com os países aliados e associados» da NATO.
O posicionamento dos MQ-19 na referida «localização estratégica chave» envia «aos nossos adversários a mensagem de que podemos responder rapidamente a qualquer ameaça emergente», afirmou Jeff Harrigian, comandante da Força Aérea dos EUA na Europa e em África.
De acordo com os militares norte-americanos, o envio de tropas e drones militares foi plenamente coordenado com o governo da Roménia.