Cultura, ambiente e acessibilidades essenciais para desenvolver o Interior

A defesa do ambiente deve ser uma preocupação do Presidente da República, afirmou João Ferreira na visita à escombreira do Cabeço do Pião

João Ferreira esteve, dia 3, no distrito de Castelo Branco num programa dedicado à valorização da cultura, do ambiente e das acessibilidades e desenvolvimento. O candidato a Presidente da República visitou a Casa da Poesia Eugénio de Andrade e a escombreira do Cabeço do Pião e esteve reunido com a Plataforma de luta contra as portagens na A23 e A25.

A Casa da Poesia Eugénio de Andrade, situada na Póvoa da Atalaia, concelho do Fundão, é um espaço dedicado à vida e obra daquele que é um dos maiores poetas portugueses do século XX. Afirmando a necessidade de valorizar este espaço, como parte do património cultural nacional, João Ferreira sublinhou que a necessidade de dinamização cultural e turística da região deve merecer a atenção e intervenção do Presidente da República.

Na escombreira desactivada do Cabeço do Pião, o candidato tomou conhecimento de um problema ambiental por resolver. Ali, depois de explorados o volfrâmio e gerações de trabalhadores para encher os bolsos de poucos, ficou um depósito de detritos e materiais perigosos votado ao abandono da empresa e à desresponsabilização do Estado: um cenário com riscos ambientais e de saúde pública evidentes, como a contaminação das águas do Zêzere, o risco de colapso da barragem de lamas, entre outros.

A este propósito, João Ferreira referiu a necessidade de um Presidente da República comprometido com a defesa de um ambiente sadio e com a saúde e bem-estar das populações.

Reivindicação justa

Na reunião com a Plataforma contra as portagens, João Ferreira relembrou anteriores encontros que manteve com esta estrutura ao longo dos anos, nomeadamente enquanto deputado no Parlamento Europeu, e identificou as portagens como um grande constrangimento ao desenvolvimento da região, que se soma a outros, associados à interioridade e à ausência de políticas que promovam a coesão territorial.

O candidato a Presidente da República, realçando o fardo que as portagens nas antigas SCUT representam para as empresas, os trabalhadores e os utentes, valorizou o facto de se ter alcançado a redução do seu valor no Orçamento do Estado para este ano. Trata-se, garantiu, de um importante passo para a concretização da justa reivindicação de abolição das portagens.

Para João Ferreira, o fim do pagamento da circulação automóvel na A23 e A25 é uma das medidas essenciais para promover o desenvolvimento regional, a que se deveriam somar outras, como a aposta na rede ferroviária, nos transportes rodoviários e na melhoria das acessibilidades. Para a coesão territorial concorre ainda outro desígnio constitucional – a concretização da regionalização.



Mais artigos de: Eleições

Direito à mobilidade tem de ser para todos

MELHORAR O candidato à Presidência da República, João Ferreira, visitou no dia 5 os concelhos de Seixal e Almada. Para além do contacto com a população e comércio locais, foi a temática dos transportes públicos que esteve no centro das atenções.

Os portugueses na diáspora não podem ser esquecidos

João Ferreira enviou, no segundo dia do novo ano, uma mensagem aos portugueses que, pelas mais diversas razões, vivem e trabalham fora do País. Aí, garante que a candidatura que assume «não esquece nem vira a cara a todos aqueles que, estando fora de Portugal, acompanham e sentem o seu País». Até porque, acrescenta, são...

Construir um horizonte de esperança em 2021

No dia 29 de Dezembro, próximo que estava o final de 2020, João Ferreira proferiu uma mensagem de Ano Novo, na qual expressou a necessidade de levar a cabo uma mudança de rumo no País – objectivo para o qual a sua candidatura de propõe contribuir. Partindo do facto inegável de que os dias complexos e difíceis que se...

A candidatura que dá voz aos problemas do povo

CONTACTO Em centenas de acções em todo o País, a candidatura de João Ferreira (com ou sem a sua presença) aposta no contacto com os trabalhadores e as populações e na auscultação dos seus problemas e aspirações.

Valorizar o trabalho e os trabalhadores deve ser prioridade da acção política

João Ferreira recebeu, na semana passada, o apoio dos dois anteriores secretários-gerais da CGTP-IN, Arménio Carlos e Manuel Carvalho da Silva, atestando um compromisso comum com os interesses, direitos e aspirações dos trabalhadores, com a valorização dos seus salários e do seu trabalho. O encontro com Arménio Carlos...

Primeira vitória na Carl Zeiss

A intenção patronal de impor a laboração contínua na Carl Zeiss Vision, em Setúbal, fracassou no sábado, dia 2, em resultado de uma greve que decorreu de 31 de Dezembro a 4 de Janeiro e cuja adesão rondou os 100 por cento em todos os turnos. Ao anunciaremesta «greve vitoriosa» na fabricante de lentes e material óptico...