Multimilionários aumentaram as fortunas desde o início da pandemia de COVID-19

As 10 pessoas mais ricas do mundo aumentaram a sua fortuna em quase 400 mil milhões de dólares desde o início da actual pandemia de COVID-19. A riqueza conjunta dos 10 capitalistas mais ricos do mundo cresceu em 398 mil milhões de dólares desde Março, informa o jornal britânico The Guardian, referindo-se a dados publicados pela revista norte-americana Forbes.

A lista é encabeçada por Jeff Bezos: a fortuna do fundador da empresa tecnológica Amazon aumentou em 70 mil milhões de dólares e é agora de 185 mil milhões de dólares. Seguem-se o fundador da companhia Tesla, Elon Musk; Bernard Arnault, que controla dezenas de marcas de luxo, entre as quais Sephora e Louis Vuitton; o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg; e o co-fundador da Google, Larry Page.

Citada pela rede televisiva RT, Ana Arendar, chefe da campanha sobre a desigualdade, da confederação de organizações não-governamentais Oxfam, afirmou a propósito que os maiores lucros dos super-ricos durante a pandemia de COVID-19 provam sem quaisquer dúvidas que o sistema económico mundial não é adequado para combater as desigualdades.

«Permitir que a riqueza de uns poucos aumente enquanto centenas de milhões sofrem é nada menos do que um abandono do dever. (…) Os governos devem deixar de favorecer os mais ricos», afirmou Ana Arendar.

 



Mais artigos de: Internacional

Partido Comunista do Vietname realiza XIII Congresso em 2021

AVANÇAR Os comunistas vietnamitas reúnem-se em congresso no princípio do próximo ano, apontando ao reforço do Partido, à industrialização e modernização do país e à consolidação da confiança do povo no Partido, no Estado e no socialismo.

China ultrapassará EUA em 2028 como primeira potência económica

PREVISÕES A China deverá tornar-se, na próxima década, a primeira potência económica mundial, superando os EUA, estimam fontes ocidentais. O FMI prevê que, em 2020, a China será a única grande economia mundial a crescer: o PIB chinês aumentará este ano 1,9 por cento e, em 2021, 8,2.

Comunistas de Kerala apontam alternativa política para a Índia

A Frente Democrática de Esquerda (FDE), liderada pelo Partido Comunista da Índia (Marxista)/ PCI(M), conquistou grande parte dos mandatos nas recentes eleições locais no Estado de Kerala, indicando uma alternativa política para o país. Com 33 milhões de habitantes, situado no extremo Sudoeste...

Rússia não espera mudança de relações com nova administração norte-americana

O presidente Vladimir Putin declarou que, após a tomada de posse de Joe Biden, a 20 de Janeiro, a Rússia não espera qualquer alteração nas relações com os Estados Unidos da América, marcadas por tensões crescentes. Falando numa reunião com altos responsáveis do seu país, no dia 23, e citado pela agência noticiosa...