Partido Comunista do Vietname realiza XIII Congresso em 2021
AVANÇAR Os comunistas vietnamitas reúnem-se em congresso no princípio do próximo ano, apontando ao reforço do Partido, à industrialização e modernização do país e à consolidação da confiança do povo no Partido, no Estado e no socialismo.
O Vietname aspira ser, em meados do século, «um país socialista avançado e com rendimentos altos
O XIII Congresso Nacional do Partido Comunista do Vietname (PCV) realiza-se em Hanói de 25 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 2021, foi anunciado na capital vietnamita. De acordo com uma nota divulgada pela Agência Vietnamita de Notícias, a decisão foi adoptada no XIV plenário do Comité Central do PCV, que decorreu de 14 a 18 deste mês na capital do país.
Nessa reunião, a máxima instância partidária de direcção política do Vietname confirmou «a economia de mercado de orientação socialista» como modelo de desenvolvimento do país e definiu diversas tarefas a concretizar até ao XIII Congresso do PCV.
Aprovados com «altíssimo consenso», segundo a agência noticiosa vietnamita, os documentos aprovados na reunião plenária incluíram «as análises do processo de renovação, iniciado em 1986, e do programa político sobre a construção nacional no período de transição para o socialismo».
O plenário também analisou a estratégia de desenvolvimento sócio-económico do período 2011-2020 e acordou as bases da estratégia do quinquénio 2021-2025, com projecções até 2030 e 2045, quando se cumprirão 100 anos da fundação da República Democrática do Vietname, hoje República Socialista do Vietname.
Em concordância com esses e outros documentos programáticos, o Comité Central do PCV definiu os objectivos a alcançar até meados do presente século. Entre estes figuram os de «fortalecer o PCV; tornar transparente o sistema político; consolidar a confiança do povo no Partido, no Estado e no socialismo; fortalecer a unidade nacional; agilizar a industrialização e modernização do país; e manter firme a salvaguarda da Pátria».
Até 2025, o Vietname aspira ser um país com rendimentos superiores ao nível médio-baixo; em 2030, com rendimentos médio-altos; e em meados do século XXI, «um país socialista avançado e com rendimentos altos».
Mediante votação, o plenário do Comité Central também aprovou os candidatos ao Bureau Político e ao Secretariado do PCV para o próximo mandato.