Partido Comunista do Vietname realiza XIII Congresso em 2021

AVANÇAR Os co­mu­nistas vi­et­na­mitas reúnem-se em con­gresso no prin­cípio do pró­ximo ano, apon­tando ao re­forço do Par­tido, à in­dus­tri­a­li­zação e mo­der­ni­zação do país e à con­so­li­dação da con­fi­ança do povo no Par­tido, no Es­tado e no so­ci­a­lismo.

O Vi­et­name as­pira ser, em me­ados do sé­culo, «um país so­ci­a­lista avan­çado e com ren­di­mentos altos

O XIII Con­gresso Na­ci­onal do Par­tido Co­mu­nista do Vi­et­name (PCV) re­a­liza-se em Hanói de 25 de Ja­neiro a 2 de Fe­ve­reiro de 2021, foi anun­ciado na ca­pital vi­et­na­mita. De acordo com uma nota di­vul­gada pela Agência Vi­et­na­mita de No­tí­cias, a de­cisão foi adop­tada no XIV ple­nário do Co­mité Cen­tral do PCV, que de­correu de 14 a 18 deste mês na ca­pital do país.

Nessa reu­nião, a má­xima ins­tância par­ti­dária de di­recção po­lí­tica do Vi­et­name con­firmou «a eco­nomia de mer­cado de ori­en­tação so­ci­a­lista» como mo­delo de de­sen­vol­vi­mento do país e de­finiu di­versas ta­refas a con­cre­tizar até ao XIII Con­gresso do PCV.

Apro­vados com «al­tís­simo con­senso», se­gundo a agência no­ti­ciosa vi­et­na­mita, os do­cu­mentos apro­vados na reu­nião ple­nária in­cluíram «as aná­lises do pro­cesso de re­no­vação, ini­ciado em 1986, e do pro­grama po­lí­tico sobre a cons­trução na­ci­onal no pe­ríodo de tran­sição para o so­ci­a­lismo».

O ple­nário também ana­lisou a es­tra­tégia de de­sen­vol­vi­mento sócio-eco­nó­mico do pe­ríodo 2011-2020 e acordou as bases da es­tra­tégia do quinquénio 2021-2025, com pro­jec­ções até 2030 e 2045, quando se cum­prirão 100 anos da fun­dação da Re­pú­blica De­mo­crá­tica do Vi­et­name, hoje Re­pú­blica So­ci­a­lista do Vi­et­name.

Em con­cor­dância com esses e ou­tros do­cu­mentos pro­gra­má­ticos, o Co­mité Cen­tral do PCV de­finiu os ob­jec­tivos a al­cançar até me­ados do pre­sente sé­culo. Entre estes fi­guram os de «for­ta­lecer o PCV; tornar trans­pa­rente o sis­tema po­lí­tico; con­so­lidar a con­fi­ança do povo no Par­tido, no Es­tado e no so­ci­a­lismo; for­ta­lecer a uni­dade na­ci­onal; agi­lizar a in­dus­tri­a­li­zação e mo­der­ni­zação do país; e manter firme a sal­va­guarda da Pá­tria».

Até 2025, o Vi­et­name as­pira ser um país com ren­di­mentos su­pe­ri­ores ao nível médio-baixo; em 2030, com ren­di­mentos médio-altos; e em me­ados do sé­culo XXI, «um país so­ci­a­lista avan­çado e com ren­di­mentos altos».

Me­di­ante vo­tação, o ple­nário do Co­mité Cen­tral também aprovou os can­di­datos ao Bu­reau Po­lí­tico e ao Se­cre­ta­riado do PCV para o pró­ximo man­dato.

 



Mais artigos de: Internacional

China ultrapassará EUA em 2028 como primeira potência económica

PREVISÕES A China de­verá tornar-se, na pró­xima dé­cada, a pri­meira po­tência eco­nó­mica mun­dial, su­pe­rando os EUA, es­timam fontes oci­den­tais. O FMI prevê que, em 2020, a China será a única grande eco­nomia mun­dial a crescer: o PIB chinês au­men­tará este ano 1,9 por cento e, em 2021, 8,2.

Comunistas de Kerala apontam alternativa política para a Índia

A Frente Democrática de Esquerda (FDE), liderada pelo Partido Comunista da Índia (Marxista)/ PCI(M), conquistou grande parte dos mandatos nas recentes eleições locais no Estado de Kerala, indicando uma alternativa política para o país. Com 33 milhões de habitantes, situado no extremo Sudoeste...

Rússia não espera mudança de relações com nova administração norte-americana

O presidente Vladimir Putin declarou que, após a tomada de posse de Joe Biden, a 20 de Janeiro, a Rússia não espera qualquer alteração nas relações com os Estados Unidos da América, marcadas por tensões crescentes. Falando numa reunião com altos responsáveis do seu país, no dia 23, e citado pela agência noticiosa...

Multimilionários aumentaram as fortunas desde o início da pandemia de COVID-19

As 10 pessoas mais ricas do mundo aumentaram a sua fortuna em quase 400 mil milhões de dólares desde o início da actual pandemia de COVID-19. A riqueza conjunta dos 10 capitalistas mais ricos do mundo cresceu em 398 mil milhões de dólares desde Março, informa o jornal britânico The Guardian, referindo-se a dados...