As 10 pessoas mais ricas do mundo aumentaram a sua fortuna em quase 400 mil milhões de dólares desde o início da actual pandemia de COVID-19. A riqueza conjunta dos 10 capitalistas mais ricos do mundo cresceu em 398 mil milhões de dólares desde Março, informa o jornal britânico The Guardian, referindo-se a dados publicados pela revista norte-americana Forbes.
A lista é encabeçada por Jeff Bezos: a fortuna do fundador da empresa tecnológica Amazon aumentou em 70 mil milhões de dólares e é agora de 185 mil milhões de dólares. Seguem-se o fundador da companhia Tesla, Elon Musk; Bernard Arnault, que controla dezenas de marcas de luxo, entre as quais Sephora e Louis Vuitton; o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg; e o co-fundador da Google, Larry Page.
Citada pela rede televisiva RT, Ana Arendar, chefe da campanha sobre a desigualdade, da confederação de organizações não-governamentais Oxfam, afirmou a propósito que os maiores lucros dos super-ricos durante a pandemia de COVID-19 provam sem quaisquer dúvidas que o sistema económico mundial não é adequado para combater as desigualdades.
«Permitir que a riqueza de uns poucos aumente enquanto centenas de milhões sofrem é nada menos do que um abandono do dever. (…) Os governos devem deixar de favorecer os mais ricos», afirmou Ana Arendar.