A natureza e a agricultura precisam de quem as defenda
No dia 9, João Ferreira visitou a Serra da Arrábida, acompanhado pela mandatária nacional, Heloísa Apolónia, e por dirigentes do Partido Ecologista «Os Verdes». Reconhecida como Parque Natural desde 1976, a Arrábida integra uma das mais belas baías da Europa e possui um património natural único, sendo parte da Rede Natura 2000 e estando em processo de classificação como Reserva da Biosfera da UNESCO. Apesar disso, continua a sofrer com a desresponsabilização do Estado na sua protecção e valorização, o que, para o candidato, deveria ser motivo de preocupação para qualquer Presidente da República.
No encontro com o Núcleo de Espeleologia da Costa Azul e na reunião com a presidente e vereadores da Câmara Municipal de Setúbal, estiveram em destaque as ameaças que pairam sobre a Arrábida, o que tem sido feito para a proteger e o muito que urge fazer.
De manhã, o candidato encontrou-se com a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal – CONFAGRI, defendendo um apoio público mais robusto ao sector cooperativo, que assume um papel essencial na valorização da pequena e média agricultura e da agricultura familiar, assim como na própria coesão territorial. Da reunião sobressaíram preocupações comuns face aos desenvolvimentos em curso no quadro da revisão da PAC e do período de transição que agora começa.