Professores preparam greve em Dezembro
Um pré-aviso de greve para os dias 9 a 11 de Dezembro será entregue no Ministério da Educação amanhã, dia 27, pela Federação Nacional dos Professores, se até lá não for dado pelo Governo um passo «para desbloquear a estagnação negocial».
A Fenprof anunciou esta decisão no dia 20, sexta-feira, no final de uma reunião do seu Secretariado Nacional, após «uma análise preliminar da consulta que está a ser feita aos professores, em reuniões presenciais e à distância e através de um questionário».
Na informação publicada pela federação, refere-se ainda que as formas de luta incluirão também a recolha de assinaturas de apoio a «uma petição que recomende ao Parlamento a tomada de medidas para que o ME inicie processos negociais urgentes» e «uma manifestação nacional, assim que as condições epidemiológicas o permitam».
A greve terá foco regional (uma região ou duas em cada dia, excluindo as regiões autónomas), mas qualquer professor que o deseje poderá fazer greve nos três dias, explicou Mário Nogueira. Citado pela agência Lusa, numa conferência de imprensa em Coimbra, o Secretário-geral da Fenprof afirmou que «é possível evitar esta greve», se o ME fizer nestes dias «aquilo que já devia ter feito há tempo, que é quebrar o gelo, marcar uma reunião que sirva não apenas para nos encontrarmos, mas para podermos identificar quais as matérias a que vamos dar prioridade, em relação à resposta aos problemas que se estão a viver e a questões que têm a ver com a segurança e a saúde das pessoas».