«Juventude de Abril a caminho do futuro» – no passado e, 40 anos depois, no presente
CELEBRAR Vários jovens militantes comunistas encontraram-se, na terça-feira, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, para assinalar o aniversário da JCP num jantar comício. Até ao dia 21, vão replicar-se várias iniciativas, por todo o País, com o mesmo objectivo.
A JCP é herdeira de um património de décadas de luta da juventude portuguesa
Depois de servido e terminado o jantar, iniciou-se o período de intervenções. Cláudia Varandas, da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP, foi a primeira a usar da palavra.
Com esta iniciativa «celebramos o 41.º aniversário da JCP, organização revolucionária da juventude que continua a alimentar a chama de quase 100 anos de acção dos jovens comunistas portugueses», começou por dizer a jovem dirigente.
«Muito mais do que celebrar uma data, celebramos todas as lutas que os jovens travaram ao longo de 48 anos de ditadura, pela liberdade, pela paz e pelo pão», bem como «todas as que se continuam a levar a cabo pelo cumprimento da Constituição, pelos direitos, para transformar o sonho em vida».
Para Cláudia Varandas, os jovens comunistas estão a celebrar aquele aniversário «sob a pressão daqueles que apelam à resignação», mas também é verdade que o celebram «com muitos novos camaradas que, precisamente, nestes meses deram o passo e tomaram Partido, aderindo à JCP».
Numa das paredes do salão estava colocada uma faixa onde se podia ler «Juventude de Abril a caminho do futuro», lema utilizado pelos jovens comunistas no primeiro Congresso da organização. «O lema do primeiro congresso da JCP continua actual, e por isso o utilizamos também esta noite», afirmou a jovem. «Somos a “Juventude de Abril a caminho do futuro”, certos de que o tempo não é de ficar em casa, é de ir para a rua lutar pelo que é nosso e pelo que nos querem tirar», disse também a jovem comunista.
João Frazão, membro da Comissão Política do PCP também esteve presente na sessão, dirigindo algumas palavras aos jovens.
«Pelo momento difícil em que vivemos, esta iniciativa é, em si, um acto de coragem», começou por dizer o dirigente, referindo as várias campanhas de medo que têm sido lançadas contra o PCP.
«Celebramos os 41 anos da JCP, que são, de facto, muito mais anos de luta da juventude portuguesa. Hoje celebramos a União dos Estudantes Comunistas, a União da Juventude Comunista, o Movimento da Juventude Trabalhadora, o MUD Juvenil, as Juntas Patrióticas de Juventude, a Federação das Juventudes Comunistas», afirmou João Frazão, acrescentando que «a JCP é herdeira de todas estas organizações».
O 41.º aniversário da JCP não se fica por Lisboa
À semelhança da que aconteceu anteontem, na capital do País, os jovens comunistas vão realizar várias outras iniciativas, um pouco por todo o País, em torno da celebração desta data.
Em Santarém e no Algarve, no dia 14, sábado, haverá um jantar-comício. Em Leiria, nas Caldas da Rainha, no dia 21, terá lugar um convívio e um debate sobre cultura e desporto. No Porto, também no dia 14, os jovens comunistas daquela cidade poderão participar num debate sobre o trabalho e organização da JCP e do PCP.